Maranhão

MA registra redução de 5,5% nas mortes violentas em 2025, mas ocupa sétima posição no ranking nacional

Foram 1.938 mortes violentas em 2025, número que representa uma redução de 5,5% em comparação com 2024, quando foram contabilizados 2.050 casos.

O Maranhão registrou 1.938 mortes violentas em 2025, número que representa uma redução de 5,5% em comparação com 2024, quando foram contabilizados 2.050 casos. Apesar da diminuição, o estado ocupa a sétima posição no ranking nacional.

Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. levantamento considera ocorrências de feminicídio, homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

De acordo com a SSP-MA, os homicídios apresentaram queda de 5,2% no período analisado, passando de 1.913 registros em 2024 para 1.813 em 2025. As estatísticas indicam redução consecutiva entre os meses de agosto e dezembro, o que aponta para uma tendência de diminuição da violência.

Os casos de latrocínio — roubo seguido de morte — também recuaram entre 2024 e 2025, com redução aproximada de 5%, reforçando o cenário de queda nos crimes violentos no estado.

Ainda segundo a Secretaria, houve diminuição nos registros de roubo de celulares, veículos e outros crimes contra o patrimônio.

A maior redução percentual foi registrada nos casos de feminicídio, que tiveram queda de 25%. Em 2024, foram contabilizados 61 casos, enquanto em 2025 o número caiu para 51, conforme dados da SSP-MA.

Segundo a SSP-MA, a redução dos indicadores criminais é resultado de uma política contínua de fortalecimento e modernização do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. Segundo o órgão, os avanços foram viabilizados por investimentos do governo do estado, aliados ao trabalho permanente das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade.

Entre os investimentos destacados estão a ampliação do efetivo policial, com a convocação e nomeação de mais de 1.400 policiais militares, além de novos delegados, investigadores, escrivães e peritos criminais. As ações incluem ainda a aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos e tecnologias, bem como a estruturação e o fortalecimento da área de inteligência.

De acordo com a SSP, essas medidas têm potencializado tanto as ações ostensivas quanto as atividades de investigação das forças policiais em todo o estado. A Secretaria ressalta que a continuidade dessas ações, com investimentos permanentes e operações policiais, é fundamental para a manutenção da redução dos índices de criminalidade.

G1 MA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo