
Porém, o pleito ainda não está concluído, já que mais de 37 mil eleitores só vão poder depositar os votos na semana que vem, por causa das tempestades que atingem o país desde a semana passada.
O que aconteceu
Socialista venceu com 64,61% dos votos válidos, contra 35,39% de André Ventura, segundo o Ministério da Administração Interna. Mais de 11 milhões de portugueses poderiam comparecer às urnas. Seguro já havia vencido o primeiro turno com 31,11% dos votos. Ventura ficou em segundo, com 23,52%. Projeção divulgada às 17h (horário de Brasília) pela Universidade Católica apontava uma vitória com porcentagem entre 68% e 73%.
O candidato da extrema direita, Ventura reconheceu a derrota. Ao sair de uma igreja católica de Lisboa, ele disse que seguirá trabalhando “para conquistar a confiança dos portugueses”.
Este é o resultado. Agora é hora de torcer que Antônio José Seguro faça um governo que corresponda à expectativa. Vou continuar a trabalhar humildemente para conquistar a confiança dos portugueses.
– André Ventura, candidato derrotado nas eleições de Portugal.
Abstenção era grande preocupação em todo o país. Ao todo, 50,33% eleitores inscritos não compareceram às urnas. Os dados apontam que as urnas no exterior foram as que tiveram maior abstenção, 95,36%, contando votos nulos e brancos. O voto em Portugal não é obrigatório.
Votação foi adiada em 17 freguesias para semana que vem por causa das chuvas, mas situação não deve alterar resultado. Segundo a CNE (Comissão Nacional de Eleições), o adiamento abrange um total de 37 mil eleitores inscritos, só que parte do público já havia votado antecipadamente. Em entrevista à RTP, emissora de TV estatal, o porta-voz da CNE, André Wemans, disse que essa quantidade representa 0,3% dos votos válidos.
UOL



