Mundo

Kiev afirma que a Rússia atingiu a infraestrutura energética da Ucrânia com grandes ataques de mísseis e drones.

KIEV, 22 de fevereiro (Reuters) – A Rússia atacou a Ucrânia com dezenas de drones de ataque e mísseis balísticos e de cruzeiro, concentrando-se na infraestrutura de energia e matando pelo menos uma pessoa, disseram neste domingo militares ucranianos e autoridades locais.
Os ataques noturnos atingiram Kiev e a região ao redor da capital, o porto de Odessa, no Mar Negro, e a região central da Ucrânia, disseram eles.
Ataque russo com mísseis e drones em Kyiv
Ataque russo com mísseis e drones em Kyiv
O presidente Volodymyr Zelenskiy disse no X que os ataques também visaram as regiões de Dnipro, Kirovohrad, Mykolaiv, Poltava e Sumy.
O principal alvo do ataque foi o setor energético, mas edifícios residenciais e a linha férrea também foram danificados, observou ele.
“Moscou continua investindo mais em ataques do que em diplomacia”, disse Zelensky, acrescentando que somente nesta semana, a Rússia lançou mais de 1.300 drones, mais de 1.400 bombas aéreas guiadas e 96 mísseis contra a Ucrânia.
Não houve comentários imediatos da Rússia.

ATAQUES QUASE DIÁRIOS AO SISTEMA DE ENERGIA

Os Estados Unidos têm tentado intermediar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, mas o progresso tem sido lento, com a Rússia exigindo que a Ucrânia se retire de partes da região leste de Donbas que ainda controla, uma ideia que Kiev rejeitou.
Ataque russo com mísseis e drones em Kyiv
Ataque russo com mísseis e drones em Kyiv
As suas conversações mais recentes , em Genebra, nos dias 17 e 18 de fevereiro, não produziram qualquer avanço.
Pelo menos uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas na região de Kyiv, com relatos de danos em cinco distritos, onde mais de uma dúzia de casas foram danificadas, disse o governador regional Mykola Kalashnyk no aplicativo de mensagens Telegram.
O governador de Odessa, Oleh Kiper, escreveu no Telegram que um ataque noturno com drones à infraestrutura energética da região causou incêndios que já haviam sido extintos.
A Força Aérea Ucraniana afirmou que a Rússia lançou 50 mísseis e 297 drones em ataques noturnos, e que as unidades de defesa aérea abateram ou neutralizaram 33 mísseis e 274 drones.
“Este terror não pode ser normalizado; precisa ser interrompido. A Rússia não pode controlar o mundo, assim como o rabo não pode controlar o cachorro”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, no canal X, apelando à comunidade internacional para que imponha sanções rigorosas contra o Kremlin.
A Rússia ataca o sistema energético ucraniano quase diariamente, atingindo usinas termelétricas e subestações elétricas.
Consequências dos ataques russos com drones e mísseis em Kyiv
Consequências dos ataques russos com drones e mísseis em Kyiv
Os ataques a centrais elétricas, ao sistema de transmissão de energia e ao setor de gás são elementos importantes da invasão em grande escala da Ucrânia, lançada pela Rússia em fevereiro de 2022.
Moscou nega ter civis como alvo, mas afirma que a infraestrutura civil da Ucrânia é um alvo legítimo, pois atacá-la pode reduzir a capacidade de Kiev de travar uma guerra. Kiev alega que o objetivo é prejudicar civis e quebrar a vontade do país.
Agência Reuters

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo