Ele sobreviveu após disparar prego no próprio coração: ‘Nasci de novo’

Um adolescente de 17 anos sobreviveu após disparar acidentalmente uma pistola de pregos no próprio coração em Morro Grande (SC). Ele passou por uma cirurgia de emergência com o coração batendo, procedimento considerado de altíssimo risco.
O que aconteceu
Ederson foi atingido no coração por um prego disparado acidentalmente enquanto manuseava uma pistola automática. O acidente ocorreu em 20 de junho, quando o jovem, de 17 anos, acabou disparando contra o próprio peito. Um prego de cerca de quatro centímetros perfurou o osso do esterno e causou uma lesão de cinco centímetros no músculo do ventrículo direito.
Após o disparo, o jovem precisou de atendimento especializado devido à gravidade do ferimento. Ele foi socorrido e levado inicialmente ao hospital de Meleiro (SC). De lá, foi transferido às pressas para o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, referência em cirurgias cardíacas na região.
Ederson passou por uma cirurgia de alto risco para remover o prego e reparar o coração. Chegou à emergência em estado crítico, com tamponamento cardíaco, e permaneceu internado por seis dias, parte desse período na UTI, até receber alta e voltar para casa.
Ederson disse que “nasceu de novo” após o acidente. O jovem contou à equipe que, ao acordar depois da cirurgia, sentiu um grande alívio por perceber que estava vivo. “Estou aliviado. Aqui no hospital não me faltou nada. Estou me sentindo bem melhor. Nasci de novo”, afirmou. Seu maior desejo agora é retomar a rotina com a família, voltar aos estudos e cuidar melhor da saúde. “Quero aproveitar cada dia como se fosse o último. Foi um susto muito grande, mas me fez valorizar tudo o que tenho”.
UOL