Saúde

EUA anunciam que revogarão vistos de ‘vários membros’ do governo do Brasil

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse hoje que o país revogará os vistos de “vários membros” do governo brasileiro, com foco em integrantes do Mais Médicos. A medida atingirá também ex-funcionários da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e familiares.

O que aconteceu
Foram divulgados dois nomes com visto revogado:

Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde; e
Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde e ex-diretor de Relações Externas da OPAS.

Sem provas, Rubio chamou Mais Médicos de “golpe diplomático inconcebível” e de “esquema de exportação de trabalho forçado” do regime cubano. “Nossa ação envia uma mensagem de que os Estados Unidos promovem a responsabilização daqueles que viabilizam o esquema”, declarou o secretário.

OPAS é acusada, também sem provas, de ser usada como “intermediária da ditadura cubana” no esquema. Segundo o governo americano, ex-funcionários da organização estão envolvidos no esquema de exportação e exploração de trabalho forçado de médicos cubanos. Também afirmam que o esquema “enriquece o corrupto regime cubano e priva o povo local de cuidados médicos essenciais”.

“Dezenas de médicos cubanos que atuaram no programa relataram terem sido explorados pelo regime cubano como parte do programa [Mais Médicos].”

Secretaria de Estado dos EUA, em nota

UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo