Mundo

Barcos enviados por Trump chegam até amanhã à costa da Venezuela

O governo Donald Trump enviou para a costa da Venezuela três navios militares, sob o argumento de que serão usados para lutar contra o tráfico de drogas em águas internacionais. O gesto acendeu um alerta entre as diplomacias do Brasil e de diversos países latino-americanos.

Enquanto os barcos se aproximavam, a Casa Branca insistia que mantém todas as opções sobre a mesa, ao ser questionada se o governo destacaria soldados para um eventual ataque. “O presidente Trump tem sido muito claro e consistente: ele está preparado para usar todos os elementos do poder dos EUA para frear o fluxo de drogas para nosso país e para levar os responsáveis à Justiça”, disse Karoline Leaviit, porta-voz do governo.

“O regime de Nicolas Maduro não é o governo legítimo da Venezuela. É um cartel de narcoterroristas e Maduro não é um presidente legítimo. Ele é um líder desse cartel e fugitivo que foi indiciado nos EUA por tráfico de drogas”, completou.

De acordo com fontes em Washington, os barcos devem se aproximar da região até a noite de quarta-feira. O envio dos barcos foi revelado pela agência Reuters ontem e confirmado por diplomatas ao UOL.

Ao longo dos últimos meses, o governo Trump tem insistido em classificar grupos do narcotráfico como entidades terroristas. A manobra permite que os casos de enfrentamento sejam considerados como ações de “segurança nacional” e com o uso de militares.

UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo