Oposição critica discurso de Lula na ONU: ‘Vexame internacional’

Parlamentares destacam que o petista ‘envergonhou o país ao priorizar ditaduras e atacar Israel’
Parlamentares da Oposição criticaram o discurso do presidente Lula (PT) na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23).
Para o vice-líder da Oposição na Câmara, deputado federal Sanderson (PL-RS), Lula envergonhou o país ao priorizar ditaduras e atacar Israel:
“No palco da Assembleia Geral da ONU, em vez de defender os interesses do Brasil, preferiu bajular ditaduras. Exaltou o regime cubano, pediu ‘diálogo’ com a Venezuela e ainda teve a ousadia de acusar Israel de genocídio. Um fiasco.”
O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) também criticou a postura seletiva do petista.
“Ele simulou preocupação com o terrorismo, mas se recusa a reconhecer PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas que destroem vidas dentro do nosso país.”
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) classificou o discurso como mais um vexame diplomático:
“Mais uma vez, Lula envergonha o Brasil diante do mundo. Uma diplomacia rendida à ideologia, incapaz de representar com firmeza os valores de um povo que ama a liberdade. Um fiasco absoluto.”
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou que o presidente perdeu a oportunidade de fortalecer a imagem do Brasil.
“Lula perdeu a oportunidade de defender o Brasil e preferiu usar a ONU como palanque ideológico. Ao invés de destacar a força do nosso agro, da nossa economia e do nosso povo, optou por atacar aliados históricos e bajular regimes autoritários. É um discurso que apequena o Brasil no cenário internacional e mancha a imagem de um país que sempre buscou a liberdade e a democracia como princípios.”
O deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP) também criticou:
“E, como se não bastasse, usou seu discurso para atacar a direita, chamando patriotas de falsos democratas. É sempre a mesma cartilha da esquerda: demonizar quem pensa diferente, espalhar ódio e mentiras.”
Diário de Poder