Mundo
VÍDEO-Grande incêndio irrompe em unidade de combustível de aviação na refinaria da Chevron em Los Angeles

3 de outubro (Reuters) – Um grande incêndio irrompeu em uma unidade de produção de combustível de aviação da Chevron (CVX.N), abre uma nova abaRefinaria El Segundo, perto de Los Angeles, na quinta-feira, interrompendo o fornecimento no mercado de energia isolado da Califórnia.
A segunda maior refinaria da Chevron nos Estados Unidos, a unidade de El Segundo, fornece um quinto de todos os combustíveis para veículos automotores e 40% do combustível de aviação consumido no sul da Califórnia.
Não houve relatos de feridos e todos os trabalhadores da refinaria foram localizados, informou a porta-voz da Chevron, Allison Cook, por e-mail. A imprensa informou que o incêndio havia sido controlado, embora ainda estivesse queimando na manhã de sexta-feira.
Não ficou imediatamente claro o que causou a explosão na instalação no subúrbio de El Segundo, que fornece combustível de aviação para o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), localizado ao norte da refinaria.
QUAIS SÃO AS OPÇÕES PARA O MERCADO DE COMBUSTÍVEIS DA CALIFÓRNIA?
“Não há nenhum impacto conhecido no LAX neste momento”, disse a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.
O incêndio começou na unidade Isomax 7 da refinaria, que converte óleo combustível destilado médio em combustível de aviação, disseram duas fontes.
Não estava claro como isso afetaria a capacidade da refinaria de produzir combustível de aviação e se a produção mais ampla havia sido afetada.
Os preços futuros do petróleo bruto WTI dos EUA estavam sendo negociados com alta de 22 centavos, a US$ 60,70 por barril, às 11h36 GMT de sexta-feira, a caminho de uma perda semanal de mais de 7%.
É improvável que o incêndio tenha um grande impacto no mercado de petróleo em geral, disseram dois analistas à Reuters, mas os preços da gasolina na Califórnia podem subir, já que o mercado de combustível do estado está isolado de outros centros de refino dos EUA no Centro-Oeste e na Costa do Golfo.
Se o fornecimento for afetado, o mercado da Califórnia poderá atrair importações de combustível de refinarias do nordeste asiático na Coreia do Sul, Taiwan e Japão, disseram fontes comerciais asiáticas. O nordeste asiático enviou 90.000 barris por dia de combustível de aviação para a região da Costa Oeste dos EUA até agora neste ano, contra 112.000 bpd em 2024, mostraram dados da Kpler.
A BOLA DE FOGO DEIXOU O CÉU LARANJA
“O corpo de bombeiros da Chevron, incluindo equipes de emergência das cidades de El Segundo e Manhattan Beach, está respondendo ativamente a um incêndio isolado dentro da Refinaria Chevron El Segundo”, disse o porta-voz Cook.
“Todo o pessoal da refinaria e contratados foram contabilizados e não há feridos.”
Autoridades locais disseram que nenhuma ordem de evacuação foi emitida para moradores próximos, alguns dos quais vivem em prédios de apartamentos do outro lado da rua da refinaria.
Moradores de Manhattan Beach, localizada a sudoeste da refinaria, foram instruídos a se abrigar no local até as 2 da manhã.
Moradores de Los Angeles postaram vários vídeos do incêndio online, dizendo que ficaram chocados com o barulho da explosão. Uma câmera da Universidade da Califórnia em San Diego capturou o vídeo da explosão pouco depois das 21h30 PDT (04h30 GMT).
A bola de fogo que surgiu quando o incêndio começou deixou o céu laranja na área oeste de Los Angeles, assim como o sinalizador de segurança da refinaria, que foi acionado devido ao incêndio.
Os sinalizadores de segurança, que emitem uma grande coluna de chamas, são usados quando as refinarias não conseguem processar hidrocarbonetos normalmente.
Além da Chevron, agências de segurança estaduais e federais investigarão o incêndio depois que ele for extinto, disseram eles.
Em dezembro de 2022, um incêndio isolado na refinaria foi rapidamente extinto. Nos EUA, até o momento, em 2025, houve vários incidentes de incêndio em refinarias.
A capacidade total de armazenamento da refinaria é de 12,5 milhões de barris em cerca de 150 tanques principais. As fontes disseram não ter certeza de quanto combustível de aviação estava armazenado atualmente.
Agência Reuters