VÍDEO-Reconstrução da Ponte Juscelino Kubitscheck está 75% concluída

As obras de reconstrução da Ponte Juscelino Kubitscheck, que liga o Maranhão ao Tocantins, já atingiram 75% de execução, segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A previsão é que a ponte seja entregue até o final de 2025, após ter desabado em dezembro de 2024.
Estrutura e investimentos
A ponte, que cruza o Rio Tocantins e conecta os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnopólis (TO), faz parte da BR-226. O investimento federal na reconstrução é de R$ 171,1 milhões.
A nova estrutura terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros, com sistema de monitoramento de deformações e vibrações. O projeto prevê duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos de 3 metros, barreiras de proteção tipo New Jersey, além de passeios para pedestres e guarda-corpo nas extremidades.
Acidente e vítimas
O desabamento da ponte em 2024 resultou na morte de 14 pessoas. Até o momento, três seguem desaparecidas, de acordo com a Marinha do Brasil: Salmon Alves Santos (65 anos), Felipe Giuvannuci Ribeiro (10 anos) e Gessimar Ferreira da Costa (38 anos).
Um laudo da Polícia Federal concluiu que a queda foi provocada pela deformação do vão central devido ao excesso de peso dos veículos. Após o acidente, os restos da antiga ponte foram implodidos em 2 de fevereiro, com mais de 250 quilos de explosivos, abrindo caminho para a reconstrução.
Método de construção
A ponte está sendo erguida pelo método de balanço sucessivo, técnica utilizada em grandes vãos quando não é possível usar escoramentos convencionais. A construção é feita em segmentos concretados ou pré-moldados, que avançam em balanço a partir dos pilares.
Até setembro, foram concluídas todas as 24 fundações e 26 pilares, além das 45 vigas pré-moldadas. A montagem de cinco das nove lajes já foi concretada, mantendo o cronograma da obra.
Força de trabalho
Mais de 500 profissionais atuam em dois turnos, trabalhando inclusive aos domingos e feriados, garantindo que a ponte seja entregue dentro do prazo previsto.
Central Brasil