Política

Ciro Gomes volta ao PSDB e mira governo do Ceará em 2026

Após deixar o PDT, ex-presidenciável retoma laços com o partido em que iniciou sua trajetória e deve disputar o comando do estado

Ciro Gomes está de volta ao PSDB. Depois de uma década no PDT, o ex-governador do Ceará entregou sua carta de desfiliação ao presidente da legenda trabalhista, Carlos Lupi, e foi recebido oficialmente de volta ao ninho tucano. A confirmação veio na noite de sexta-feira (17), pelo presidente estadual da sigla, Ozires Pontes.

O retorno já vem acompanhado de planos eleitorais: Ciro deve concorrer ao governo do Ceará em 2026. Com isso, fica descartada uma nova tentativa de candidatura à Presidência. A articulação foi conduzida pelo ex-senador Tasso Jereissati, que trabalhou para trazer o ex-ministro de volta ao partido.

A relação de Ciro com o PSDB não é novidade. Foi pelo partido que ele se elegeu governador do Ceará, nos anos 1990, tornando-se um marco para a legenda, que ainda não havia conquistado o comando de nenhum estado. Mais tarde, divergências com o governo Fernando Henrique Cardoso levaram Ciro a se desligar da sigla.

O reencontro com os tucanos será celebrado na próxima quarta-feira (22), em um evento no Hotel Mareiro, em Fortaleza. Caso confirme sua candidatura, Ciro terá como desafio enfrentar seu antigo aliado, o PDT, hoje próximo do governador Elmano de Freitas, do PT.

Gazeta Hora1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo