MaranhãoPolítica

Prints mostram que Des. federal Ney Bello definiu “cinco mandamentos” para Brandão não ser afastado até abril de 2026

Prints copiados do celular do secretário estadual de Articulação Política, Rubens Pereira, colocam o Desembargador Federal Ney Bello Filho no “olho do furação”.

Prints publicados nesta terça-feira (21) nas redes sociais do Deputado Estadual Yglésio  – e em seguida, repercutido na tribuna da Assembleia Legislativa – depois amplamente publicados na imprensa maranhense, relevaram uma verdadeira conspiração e ameaça contra o governador Carlos Brandão em um conjunto de diálogo atribuídas ao desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Os print são do aplicativo de troca de mensagens whatsapp, copiados do celular do secretário estadual de Articulação Política, Rubens Pereira, o “Rubão”. O diálogo aponta para jogo de pressão contra o chefe do Palácio dos Leões. Em determinado momento, segundo o que consta no print, o desembargador federal do TRF1, ameaça com um suposto afastamento do mandato do governador Brandão.

Ney é amigo de infância do ex-governador do Maranhão e hoje ministro do STF, Flávio Dino.

Todos os prints são do início de 2024, mas só ganharam repercussão há duas semanas, quando os envolvidos foram procurados pela revista Veja, que disse estar de posse dos documentos – já periciados – e precisava ouvir a versão de cada um.

Deputado Yglésio divulgou ameaças de desembargador a governador e denunciou na Assembleia “recados” ameaçadores a Carlos Brandão atribuídos ao magistrado Ney Bello.

–  “Cinco mandamentos” de Ney 

Um amigo de “Rubão” envia para o secretário: “Mensagem de Ney Bello para mim, hoje”, e continua a sequência de mensagens a seguir: “Ele precisa baixar a bola e segurar a arrogância burra dos irmãos! Há alguns inquéritos para estourar e isso vai jogar ele na lama. Ou ele parte para a contenção dos danos ou não chega em abril”.

Logo após, no mesmo diálogo pelo aplicativo de troca de mensagens whatsapp, surgem o que está sendo chamado de “cinco mandamentos” de Ney Bello para Brandão não ser afastado até abril de 2026 – data de desincompatibilização de quem pretende disputar as eleições.

“Ele precisa fazer essas cinco coisas: 1 – afastar o irmão de TUDO que diga respeito ao governo; 2 – entregar as secretarias de volta ao PT ainda que seja outros titulares com nomes negociados; 3 – anunciar publicamente que é candidato a senador e que Felipe Camarão vai assumir ampla coalisão; 4 – tirar a grande e enorme maioria dos parentes do governo e compor politicamente com a base; 4 – dizer que não se mete na eleição da ALEMA e o STF que decida.”

O interlocutor de Rubão Pereira conclui sentenciando: “com isso ele senta e governa”. Não fica claro no print quem é o “ele” nesse contexto.

A fala atribuída ao desembargador federal deixa claro uma última advertência: “Se Rubão quiser usar meu nome como vetor desses 5 itens ele pode usar”.

Com a fala de Rubens, ficou claro que o desembargador citado é Ney Bello, tio do deputado estadual Leandro Bello e uma das figuras mais influentes da política maranhense em Brasília.

Blog Domingos Costa

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo