Evolução do GPS está próxima e vem da China
Tecnologia beneficiará navegação de carros autônomos, dispositivos móveis e cidades inteligentes

Uma das principais limitações do GPS tradicional é que a tecnologia não é tão precisa quanto muitos imaginam, dada sua margem de erro de vários metros. A China vem trabalhando há anos no que seria a evolução do GPS como o conhecemos, e seu nome é RTK.
A cinemática em tempo real é uma tecnologia que permite precisão de posicionamento inferior a um metro, com tempos de resposta muito mais rápidos do que o GPS tradicional. Recentemente, três das maiores empresas de tecnologia da China anunciaram avanços significativos no desenvolvimento dessa tecnologia, afirmando que ela fará parte do futuro da tecnologia de consumo, dispositivos inteligentes e cidades inteligentes.

Navegação muito mais precisa e suportada pela conectividade 5G
A MediaTek e a Xiaomi anunciaram um progresso significativo no desenvolvimento da tecnologia de posicionamento RTK, graças à integração dos recursos da rede 5G. Para isso, estão trabalhando em conjunto com a China Telecom e suas redes de telecomunicações. Esses avanços, de acordo com o anúncio oficial da MediaTek em seu perfil no Weibo, permitem precisão de apenas alguns centímetros (menos de um metro) e tempos de resposta de “segundo nível”, tornando-o, segundo os responsáveis pelo desenvolvimento, um dos sistemas de posicionamento mais precisos e rápidos do mundo.
Em princípio, esse tipo de tecnologia seria fundamental para a indústria automotiva, especialmente para a direção autônoma e o desenvolvimento de cidades inteligentes. Com precisão centimétrica e tempos de resposta muito mais rápidos, o uso de carros autônomos poderia se expandir em cidades com infraestrutura avançada e extensas redes 5G. É claro que essa tecnologia também tem o potencial de desempenhar um papel fundamental na navegação em cidades com alta densidade populacional e também na geolocalização para fins industriais ou profissionais relacionados à automação.
A tecnologia RTK está em desenvolvimento há vários anos. Em 2020, outra empresa chinesa, a OPPO, anunciou avanços nessa tecnologia para alcançar um rastreamento de localização em tempo real muito mais preciso, com precisão inferior a um metro. No caso dos avanços anunciados pela MediaTek e Xiaomi, a infraestrutura de rede 5G desempenha um papel muito importante, visto que a baixa latência dessas redes permite que as informações cheguem aos carros e dispositivos que estejam utilizando essa navegação ultraprecisa praticamente em tempo real, evitando erros e, no caso dos carros autônomos, reduzindo riscos.
IGN Brasil



