Maranhão

Weverton Rocha e sua verve camaleônica por redenção pública… e política

O senador pelo Maranhão aposta em nova postura política para pleitear apoio e conseguir melhorar sua imagem pública para as eleições em 2026

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) segue seu “calvário” político em busca de redenção pública para reconquistar grande parte de seu capital eleitoral perdido, muito em virtude de circunstâncias nada agradáveis. O senador ao longo dos anos tem se consagrado, no geral, como uma figura controversa no cenário político maranhense e, mais recentemente, como membro de uma claque histriônica do parlamento nacional, sempre em busca de um porto seguro que possa salvaguardá-lo das consequências de suas peripécias políticas.

Esse ano Weverton tornou-se um dos alvos da CPMI do INSS, que investiga as fraudes ocorridas dentro do órgão com participações de empresários, servidores, sindicalistas e políticos ligados ao PT e ao atual governo federal. Lembrando que o senador Weverton também é investigado em três ações civis de improbidade administrativa, e em uma destas por supostamente ter se beneficiado do uso de um jatinho custeado por entidade social conveniada com o Ministério do Trabalho (quando era secretário da Pasta). Realmente uma “sumidade” um tanto quanto folclórica da política.

Na segunda-feira (10 de novembro), esteve no município de Belágua junto (e de mãos dadas) da deputada estadual Iracema Vale (PSB-MA), atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e um dos braços fortes do governador Carlos Brandão. Na ocasião participaram de uma série de eventos em comemoração aos 31 anos de emancipação do município. Pelo visto o senador esqueceu o passado, adotou novas táticas ou então se redimiu de seus “erros” contra seus antigos desafetos políticos, e que hoje reafirma nova aliança ao grupo político do governador Brandão. Weverton declarou abertamente seu apoio a Orleans Brandão, o que provocou várias especulações no tabuleiro político do estado. A julgar pelo ocorrido em Belágua com a deputada Iracema Vale, parece que “ninguém solta a mão de ninguém” mesmo. Enfim.

Em 2022 este mesmo Weverton protagonizou discursos bem inflamados contra Carlos Brandão, acusando-o de oportunismo por este (Brandão) apoiar Lula (então candidato à presidência da república). Mas como a dinâmica política é volúvel, não é surpresa alguma a mudança de lado do senador Weverton, talvez motivado pela mácula de sua imagem política diante de tantos escândalos de corrupção e investigações de fraudes que assombram sua vida parlamentar. A corrida pelas eleições de 2026 pode ter estimulado esta nova postura do “Meu preto” para lhe dar uma alento dentro do cenário político maranhense e mostrar para seus novos aliados de grupo brandonista que está disponível para lutar em favor… do grupo brandonista. Weverton representa muito bem aquele parcela de homens públicos que incorpora muito bem o espírito da Velha Política que tanto massacrou a vida da população brasileira. É bem lamentável que nossas referências legislativas continuem insistindo em personagens que decoram a plêiade vergonhosa da política nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo