Ônibus voltam a circular após salários serem regularizados

Os ônibus da empresa 1001 retomaram a circulação na manhã desta quarta-feira (26), após 12 dias de paralisação que afetou cerca de 15 bairros de São Luís. A volta ocorreu depois da regularização dos salários dos motoristas, que haviam ameaçado iniciar uma greve geral.
Segundo o sindicato da categoria, o atraso salarial motivou a paralisação. O pagamento foi efetuado após decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, que obrigou a Prefeitura de São Luís a repassar integralmente o subsídio destinado às empresas responsáveis pelo transporte público.
A prefeitura argumentava que não havia repasse integral porque, segundo o município, o subsídio não é destinado diretamente ao pagamento dos salários e porque as empresas estariam operando apenas com 80% da frota. Com isso, vinha repassando somente 80% do valor previsto.
Mesmo com as alegações, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior rejeitou a proposta do município de depositar os valores em juízo. A decisão determinou que o repasse siga conforme o Acordo Judicial firmado em 2024, garantindo o pagamento diretamente ao SET, entidade que representa as empresas de transporte.
Central Brasil



