Mundo

Trump avalia que María Corina não tem apoio para governar a Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou a chance de apoiar a líder da oposição na Venezuela e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, como futura presidente da Venezuela após a operação de captura de Nicolás Maduro. “Ela não tem o apoio ou o respeito dentro do país”, afirmou ele.

O que aconteceu
Trump descarta nomear María Corina Machado para comandar a Venezuela. Questionado durante a primeira entrevista após o ataque desta madrugada em Caracas, o presidente dos EUA disse considerar inviável que a opositora de Maduro assuma o comando do país. “Eu acho que será muito difícil para ela ser a liderança. Ela não tem o apoio ou o respeito no país”, avaliou ele.

Republicano declarou que os EUA vão governar a Venezuela até transição apropriada. Horas após a prisão de Maduro, Trump disse que as tropas norte-americanas vão se instalar no país até um novo governo ser instituído. “Vamos governar o país até que uma transição adequada possa ocorrer”, ressaltou ele, sem detalhar como será a administração idealizada.

Presidente dos EUA também descarta trabalhar com a vice-presidente da Venezuela. “Ela foi escolhida por Maduro”, disse Trump, ao ser questionado sobre a eventual atuação ao lado de Delcy Rodríguez, figura popular do chavismo, que ocupa cargos no governo venezuelano desde 2003. Segundo o republicano, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já conversou com a vice-presidente para traçar os próximos passos da ofensiva.

– Ela [Delcy Rodríguez] está essencialmente disposta a fazer o que nós pensamos que é necessário para tornar a Venezuela ótima de novo.
Donald Trump

UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo