VÍDEO-Contra o ICE, manifestações tomaram ruas dos EUA no fim de semana
Manifestações foram convocadas contra as operações repressivas do ICE em todo o país no governo de Donald Trump

Milhares de pessoas foram às ruas em diversas cidades dos Estados Unidos (EUA) neste fim de semana protestar após a morte de uma mulher baleada por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) em Minneapolis. As manifestações acontecem contra as operações repressivas do ICE em todo o país no governo de Donald Trump.
Os protestos ocorreram sob o lema “ICE Out for Good” (“ICE fora de uma vez por todas”). O movimento é liderado por grupos de defesa dos direitos dos imigrantes.
Renee Nicole Good, de 37 anos, foi baleada em seu carro na quarta-feira (7), na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos. Vídeos mostram agentes do ICE se aproximando de um carro parado no meio da rua e ordenando que a mulher ao volante saísse do veículo. Um dos agentes puxa a maçaneta da porta do motorista. Enquanto o veículo tenta arrancar, um dos agentes na frente do carro aponta a arma para a motorista e vários tiros são ouvidos.
No dia seguinte, em Portland, no Oregon, agentes do ICE balearam os imigrantes venezuelanos Yorlenys Betzabeth Zambrano-Contreras e Luis David Nico Moncada em frente a um hospital.

Manifestações tomaram ruas dos EUA
Além da cidade de Minneapolis, onde Renee Good foi morta, protestos contra o ICE também ocorreram em outras cidades americanas, incluindo Austin, Seattle, Nova York e Los Angeles. 30 pessoas foram presas durante os protestos do fim de semana e um policial ficou ferido após um “pedaço de gelo ter sido atirado contra eles”.
Mais de mil manifestações foram convocadas pelo movimento Ice Out For Good . “Neste fim de semana, pessoas de todas as partes do país estão se unindo não apenas para lamentar as vidas perdidas em decorrência da violência do ICE, mas para enfrentar um padrão de abusos que tem separado famílias e aterrorizado nossas comunidades”, afirmou Leah Greenberg, co-diretora executiva do Indivisible, uma das organizadoras dos protestos.

A prefeitura de Minneapolis afirmou no sábado que a “grande maioria dos membros da comunidade se manifestou pacificamente”. Na sexta-feira (9), manifestantes se reuniram em frente ao Canopy Hotel, na cidade, onde se acreditava que alguns agentes do ICE estivessem hospedados. Vídeos publicados online mostraram manifestantes apontando luzes fortes para a área, soprando apitos e batendo tambores.
Em uma entrevista coletiva de imprensa no sábado, o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, elogiou a maioria dos manifestantes, que, segundo ele, têm se comportado pacificamente, mas observou que indivíduos que causarem danos à propriedade ou colocarem outras pessoas em perigo seriam presos.
Morte de mulher por agentes do ICE
Na sexta-feira, autoridades de Minnesota disseram que abririam um inquérito sobre a morte de Renee Nicole Good, de 37 anos, depois de afirmarem que haviam sido excluídas de investigação federal.
O anúncio veio um dia depois de o Departamento de Investigação Criminal de Minnesota ter dito que o FBI havia inicialmente prometido uma investigação conjunta, mas depois mudou de ideia. O vice-presidente dos EUA disse que a investigação era uma questão federal.
AFP/ICL



