Gilmar e Fux batem boca no STF

Uma troca áspera de palavras entre os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux movimentou os bastidores do Supremo Tribunal Federal nesta semana. O episódio, ocorreu em uma sala próxima ao plenário durante o intervalo de uma sessão.
O embate começou após Gilmar ironizar a decisão de Fux de suspender o julgamento de um recurso apresentado pelo senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O ex-juiz tenta reverter uma ação movida pelo próprio Gilmar Mendes, da qual já havia maioria formada na Primeira Turma para rejeitar o pedido. Fux pediu vista e interrompeu a análise do caso.
Segundo o relato, Gilmar teria provocado o colega afirmando que ele deveria “fazer terapia para se livrar da Lava Jato” e chegou a mencionar o episódio envolvendo José Nicolao Salvador, ex-assessor de Fux citado em delação premiada anos atrás. “Enterre esse assunto do Salvador”, disse.
Fux reagiu afirmando que o pedido de vista foi feito por responsabilidade e que as críticas de Gilmar se repetiam em vários ambientes. O colega respondeu que não falava pelas costas: “Eu falo mal de você publicamente porque considero você uma figura lamentável”.
A discussão ainda se estendeu ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Gilmar criticou o longo voto de mais de 12 horas apresentado por Fux, alegando que o conteúdo era confuso e citando a condenação do tenente-coronel Mauro Cid, que teria causado desconforto entre outros ministros. Fux defendeu que sua manifestação foi necessária diante do que enxergava como um “massacre judicial” contra os acusados da tentativa de golpe.
Nenhum dos envolvidos comentou oficialmente o episódio.
UOL