Brasil

Ressarcimento às vítimas da fraude do INSS chega a 98,5%

Dados recentes do INSS apontam que 98,5% dos aposentados e pensionistas vítimas da fraude do INSS já tiveram o dinheiro devolvido pelo órgão das cobranças indevidas feitas por entidades. Até a última semana, mais de 1,64 milhão dos que aceitaram fazer acordo com o governo foram ressarcidos e tiveram os valores creditados diretamente na conta onde o benefício é pago.

Segundo o governo, ao todo, 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir, sendo que 68,6% já formalizaram o pedido. O pagamento, segundo o INSS, é integral e corrigido pela inflação. O valor total pago não foi informado pelo órgão, mas faz parte da medida provisória editada em meados de julho que liberou R$ 3,3 bilhões para ressarcimento das vítimas.

“Cerca de 700 mil pessoas já podem aderir. Assinou o acordo, em três dias o dinheiro cai na conta do benefício”, afirmou Gilberto Waller, presidente do INSS.

De acordo com o órgão, podem aderir aposentados e pensionistas que contestaram descontos efetuados entre março de 2020 e março de 2025 e que não obtiveram resposta das entidades associativas em até 15 dias úteis. Quem já entrou com ação judicial também pode participar, desde que ainda não tenha recebido os valores.

A solicitação é feita pelo aplicativo Meu INSS utilizando CPF e senha, ou presencialmente em mais de 5 mil agências dos Correios. Pelo app, basta acessar “Consultar Pedidos”, clicar em “Cumprir Exigência”, ler o último comentário, selecionar “Sim” na opção “Aceito receber” e enviar. O prazo para contestar descontos é, no mínimo, até 14 de novembro de 2025, e o acordo continuará disponível mesmo após essa data, segundo o INSS.

Desde o início das apurações, mais de 5,1 milhões de contestações foram registradas. O Meu INSS concentrou 59% dos atendimentos (3.093.545 registros), seguido pelos Correios, com 28,8% (1.512.117), e pela Central 135, com 7,3% (384.925).

INSS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo