Justiça

VÍDEO-Após ataques a Moraes, Bolsonaro surge comedido e contradiz Cid e generais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se apresentou comedido e negou envolvimento com qualquer tentativa de golpe ao ser interrogado pelo ministro Alexandre de Moraes, no STF (Supremo Tribunal Federal).

O que aconteceu
Comportamento de Bolsonaro hoje destoa de postura adotada em outras ocasiões. Moraes é alvo frequente de ataques do ex-presidente em eventos públicos e seria preso caso o golpe fosse concretizado, como afirmou seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid, em depoimento ontem.

Cid contou ontem que ex-presidente editou a minuta. Segundo Cid, Bolsonaro deu uma “enxugada” no documento que respaldaria a manobra de evitar a eleição de Lula. A minuta previa, inicialmente, a prisão de vários ministros do STF. Depois da “edição” feita pelo ex-presidente, ficaria certo apenas a prisão de Alexandre de Moraes.

Um dia após situação ser mencionada, ex-presidente sugeriu a Moraes que fosse seu vice em 2026. A piada veio justamente num dos momentos em que Bolsonaro repetia que sempre agiu dentro das normas enquanto esteve na presidência. Após a brincadeira, o ministro do STF prontamente declinou o convite. Bolsonaro está inelegível e não pode concorrer a cargo eletivo em 2026.

Minuta foi minimizada por Bolsonaro. “Não procede o enxugamento”, afirmou Bolsonaro sobre depoimento dado por Cid. Ele admitiu, no entanto, que viu a minuta, mas minimizou o documento. Disse que o texto tinha “apenas os considerandos” e que foi exibido numa TV durante reunião, “de forma bastante rápida”.

UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo