Polícia

Braço direito de Lira no orçamento secreto é alvo de busca da PF

A Polícia Federal realiza hoje a operação Transparência para apurar irregularidades em emendas parlamentares, e a advogada Mariângela Fialek, que foi assessora do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) até 2024, é alvo de busca e apreensão.

Conhecida como Tuca, ela também foi conselheira fiscal da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) até 2023, estatal que foi amplamente abastecido com emendas do “orçamento secreto”.

Fialek era a responsável por cuidar da liberação do “orçamento secreto” quando Lira era presidente da Câmara dos Deputados, conforme o UOL noticiou em 2024.

Foram realizadas buscas na casa de Fialek e em seu local de trabalho. Os mandados foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e estão sendo investigados os crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção, informou a PF em nota (sem divulgar o nome do alvo da operação).

Quem é a ex-assessora de Lira?
De 2021 até o início de 2024, Fialek estava lotada no gabinete de Lira; agora, cumpre a mesma função, lotada na liderança do PP. No site da Transparência da Câmara consta que ela segue na liderança do partido e que recebeu salário de R$ 23 mil em novembro.

A advogada é a principal operadora das emendas do relator, conhecidas como “orçamento secreto”, na Câmara. Sua sala é frequentada por assessores parlamentares em busca de emendas — eles formam fila em períodos de alta procura, como no fim do ano.

Na gestão de Motta, ela continuou controlando uma planilha de distribuição de verbas extras para parlamentares —negociações políticas em que o Executivo entrega mais recursos a deputados aliados do que as emendas parlamentares previstas.

Fialek foi responsável por administrar um novo orçamento secreto no Ministério da Saúde, por exemplo, com distribuição de verbas privilegiando aliados do governo e a elite do Congresso, e também controla a distribuição de emendas de comissão.

UOL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo