Eleições 2026Maranhão

Brandão lidera e Roberto Rocha surpreende em pesquisa para o Senado no Maranhão

Pesquisa divulgada pelo Instituto EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião, na noite desta segunda-feira, 29, mostra o governador Carlos Brandão (sem partido) na liderança das intenções de voto para o Senado em 2026 no Maranhão. No entanto, o levantamento chama atenção pelo desempenho do ex-senador Roberto Rocha (sem partido), que aparece na segunda colocação e se consolida como um dos principais nomes da disputa, mesmo não aparecendo  na divulgação de pesquisas realizadas ao longo deste ano, tanto para o senado quanto para o governo do estado.

Dados – No cenário estimulado, Brandão registra 24,2% das preferências, enquanto Roberto Rocha alcança 15,3%, reduzindo a distância em relação a outros possíveis concorrentes e ficando à frente de figuras com mandato ou projeção nacional. O resultado é visto como um dado relevante no tabuleiro político estadual.

Em seguida aparecem o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), com 10%, a senadora Eliziane Gama (PSD), com 9,8%, e o senador Weverton Rocha (PDT), que soma 9,6%. Os números indicam um cenário fragmentado na disputa pelas vagas ao Senado, especialmente no bloco intermediário.

Mais atrás estão Hilton Gonçalo (Mobiliza), com 3,4%, Yglésio Moyses (PRTB), com 2,3%, Antonia Cariongo (PSOL), com 0,9%, e César Pires (Novo), com 0,8%. O levantamento aponta ainda que 14,7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar, enquanto 9% declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados.

Governo – A pesquisa também avaliou o cenário para o Governo do Maranhão. Na disputa pelo Palácio dos Leões, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), aparece na liderança, com 34% das intenções de voto, seguido pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 19,1%. Em seguida vêm Lahesio Bonfim (Novo), com 15,2%, e o vice-governador Felipe Camarão (PT), com 12,7%. Enilton Rodrigues (PSOL) completa a lista, com 0,7%.

O levantamento ouviu 16.768 eleitores em todas as regiões do Maranhão, entre os dias 17 e 29 de dezembro, com margem de erro de 0,8 ponto percentual e nível de confiança de 95%.

Blog O Informante

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo