Economia

Brasil fica fora do top 5 dos países mais competitivos da América Latina

O Brasil ficou fora do top 5 no Ranking ADEN de Competitividade 2025, um estudo que mede os países mais competitivos economicamente da América Latina.

O que aconteceu
O ranking tem como objetivo avaliar o posicionamento competitivo dos países latino-americanos com base em aspectos que a ADEN considera para medir a competitividade de cada país. O “Ranking ADEN de Competitividade” é realizado desde 2010 pelo Instituto de Competitividade da ADEN Business School, rede educativa internacional fundada em 1992.

O Brasil aparece na sétima colocação. O Chile lidera o ranking e é seguido por Uruguai, Costa Rica, Panamá e México, que fecha o top 5. A Argentina ocupa o sexto lugar, enquanto enquanto a Venezuela é a última colocada.

O ranking utiliza 125 variáveis agrupadas em dez aspectos principais:

cobertura de necessidades básicas
aspectos institucionais
infraestrutura
estabilidade macroeconômica
saúde
educação
expectativas da população
concorrência de mercado
eficiência nas relações públicas
acesso à tecnologia
Como funciona a pontuação: Cada país é pontuado em uma escala de 0 a 100, sendo que os seis primeiros aspectos valem até 12 pontos cada, e os quatro últimos, até 7 pontos cada.

O Brasil soma 67,1 pontos na pesquisa de 2025, contra 81 do Chile, que mantém a primeira posição do ranking desde 2013. Já a Venezuela, última colocada, conseguiu apenas 48,9 pontos.

Outros objetivos da pesquisa. “Ao mesmo tempo, busca-se explorar os motivos que posicionam cada país em determinada colocação e realizar uma análise proativa sobre as ações que ele deveria adotar para manter e melhorar seu posicionamento, observando as realidades e estratégias dos líderes em cada aspecto competitivo”, diz trecho do relatório.

Veja o ranking completo:

UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo