Carros que faziam “rachas” em avenidas de São Luís são apreendidos

Na madrugada desta quinta-feira (10), o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, em parceria com a Polícia Civil, deflagrou uma operação para combater corridas ilegais de veículos — conhecidas como “rachas” ou “pegas” — realizadas em vias públicas da capital.
Durante a ação, foram apreendidos sete carros preparados para atingir altas velocidades. Segundo as autoridades, os veículos colocavam em risco a vida de pedestres e motoristas, além de provocarem perturbação do sossego durante a madrugada.
As apreensões ocorreram em residências e estabelecimentos comerciais, após mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Os proprietários dos veículos serão responsabilizados por três crimes: prática de competição automobilística ilegal (prevista no Código de Trânsito Brasileiro), associação criminosa e poluição sonora.
A operação foi coordenada pelo promotor de justiça Cláudio Guimarães, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial. Até o momento, ainda restam 13 mandados a serem cumpridos, e novos pedidos de busca devem ser expedidos.
Os veículos permanecerão apreendidos durante a investigação policial e poderão ser incluídos em Acordos de Não Persecução Penal, nos quais será proposta a perda dos bens.
Central de Notícias Brasil