Vice-prefeita de Cedral, parentes e namorado ganham seguro para pescadores

Em Cedral, município no litoral do Maranhão, a vice-prefeita, sua filha, seu sobrinho e seu namorado receberam seguro-defeso do INSS, benefício para pescadores, mesmo trabalhando em outras áreas.

O seguro só pode ser pago a quem trabalha exclusivamente como pescador. Seu objetivo é compensar o período do ano do defeso ambiental, em que é proibido pescar determinadas culturas.
Cedral, a quatro horas de carro ao norte de São Luís, é um dos municípios nos quais, como mostrou o UOL, não seria possível haver tantos pescadores quanto o número de inscritos no Ministério da Pesca.
Registro de pescadores
Registros de pescadores no Ministério da Pesca e população de 20 a 64 anos em cada cidade em 2022, segundo o IBGE

São 4.600 supostos profissionais da área no RGP (Registro Geral da Pesca), o que equivaleria a 60% da população adulta. É a quinta cidade com a maior concentração de pescadores per capita do Brasil.
A vice-prefeita eleita em 2024 é Zica do Sindicato (União), Alzenira Monteiro Silva. Ela é presidente do Sinpece, sindicato dos pescadores artesanais de Cedral, e recebeu o seguro de 2020 a 2024, inclusive durante um período em que trabalhava como professora.
A situação se repete com pessoas próximas à vice-prefeita:
Ariane Cristina Silva Soares, filha de Zica do Sindicato, recebeu seguro-defeso entre 2024 e 2025, apesar de ser estudante de odontologia;
Arianderson Rodrigues Silva, seu sobrinho, trabalha com mídias sociais, mas recebe seguro-defeso desde 2022;
Seu namorado, Laurenilson Coelho Filgueiras, também recebe o seguro desde 2022, apesar de, em parte desse período, ter sido funcionário da prefeitura.
Todos receberam um salário mínimo, cerca de R$ 1.500, durante cinco meses dos anos em que estavam cadastrados no INSS.
UOL Notícias