Como a IA está revolucionando a indústria de desenvolvimento de software

Bootcamps de programação são um pilar no Vale do Silício há mais de uma década. Agora, com a IA eliminando o tipo de cargo de nível básico para o qual treinavam pessoas, eles estão desaparecendo.
Jonathan Kim, um aspirante a engenheiro de software nos EUA, começou sua busca por emprego há mais de 50 semanas, acompanhando seus esforços em uma planilha. Ele se candidatou a mais de 600 vagas na área de engenharia de software. Seis empresas responderam. Duas o submeteram a uma triagem técnica. Nenhuma lhe fez uma oferta.
Esse não era o plano quando Kim pagou quase US$ 20.000 em 2023 por um bootcamp intensivo de codificação de meio período que ele pensou que o prepararia para conseguir um emprego em engenharia de software.
“Eles venderam um sonho falso de um ótimo mercado de trabalho”, disse Kim, 29, que trabalha na sorveteria do tio em Los Angeles enquanto continua sua busca por emprego. Sem diploma universitário, ele acredita que suas chances são baixas, mas fortalece seu currículo contribuindo para projetos de software de código aberto. “Vejo tanta tristeza e pessimismo em tudo”, disse ele. “É difícil manter o otimismo.”

“Os bootcamps de codificação já estavam em declínio, mas a IA foi o prego no caixão.”
Kim decidiu participar do bootcamp de programação no momento em que chatbots de inteligência artificial como o ChatGPT estavam decolando. Quando se formou, em 2024, a IA — que começou com truques simples de festa, como escrever poemas — estava a caminho de remodelar a economia, com talvez seu impacto mais significativo na programação. Ela começou a eliminar as vagas de desenvolvedor iniciante que os bootcamps tradicionalmente preenchiam, no que foi apelidado de uma das mudanças de emprego mais rápidas em qualquer profissão, de todos os tempos.
Bootcamps de programação são um pilar do Vale do Silício há mais de uma década, oferecendo um caminho importante para candidatos não tradicionais conseguirem empregos de seis dígitos na área de engenharia. Mas operadores, estudantes e investidores de bootcamps de programação dizem à Reuters que esse caminho está desaparecendo rapidamente, em grande parte graças à IA.
“Os bootcamps de codificação já estavam em declínio, mas a IA foi o prego no caixão”, disse Allison Baum Gates, sócia geral do fundo de capital de risco SemperVirens, que foi uma das primeiras funcionárias da pioneira em bootcamps General Assembly.
Gates disse que os bootcamps já estavam em declínio devido à saturação do mercado, à evolução da demanda dos empregadores e às forças do mercado, como o crescimento das contratações internacionais.
No bootcamp da Codesmith do qual Kim participou, apenas 37% dos alunos do programa de meio período de 2023 conseguiram empregos técnicos em período integral seis meses após a formatura, uma queda em relação aos 83% do segundo semestre de 2021, de acordo com o Conselho de Integridade em Relatórios de Resultados, que visa tornar os resultados educacionais transparentes.
Agência Reuters