Maranhão

DPE-MA realiza II Festival Cultural da Consciência Negra em São Luís; veja como participar

O evento celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e busca fortalecer a cultura afro-brasileira.

SÃO LUÍS – A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) realiza, de 17 a 19 de novembro, o II Festival Cultural da Consciência Negra em São Luís. O evento celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e busca fortalecer a cultura afro-brasileira.

Organizado em parceria com a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (Adpema) e a Ouvidoria Geral da DPE-MA, o festival reúne apresentações culturais, debates, oficinas, seminários e ações voltadas à valorização da identidade negra.

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) realiza, de 17 a 19 de novembro, o II Festival Cultural da Consciência Negra em São Luís. (Foto: Divulgação)

Programação reúne oficinas, debates e apresentações culturais sobre a consciência negra

O evento começa na segunda-feira (17), às 8h, no auditório Ada Valentina, na sede da DPE-MA, com a apresentação “Mulheres Caixeiras Estrela do Divino”. Em seguida, haverá aula magna com a secretária adjunta de Igualdade Racial, Socorro Guterres.

À tarde, às 14h30, ocorre a mesa-redonda “A Defensoria Pública como instrumento de combate ao racismo”, mediada pelo defensor público Erick Railson Reis, com participação dos defensores Ana Franciele de Oliveira e Thales Alessandro Dias Pereira. O primeiro dia encerra com o show “Pérolas Negras”, do coletivo Mulheres Quilombolas de Santana, de São José de Ribamar.

Na terça-feira (18), pela manhã, a instrutora Mariama Gabriele ministra a oficina de tranças afro “Raízes e Identidade”. Às 14h30, acontece o seminário “Mulheres Negras: protagonismo, resistência e direitos”, com a facilitadora Claudia Isabele Damous, vice-presidente da Adpema, além das defensoras Ana Franciele de Oliveira e Ana Heloiza de Aquino e da advogada Amanda Costa. Nos dias 17 e 18, o hall da DPE-MA recebe a exposição “Defensoria Criativa”, com produtos e serviços.

Encerramento terá atendimento jurídico e roda de conversa sobre racismo

O encerramento será na quarta-feira (19), no bairro da Liberdade, das 8h às 16h, com a Carreta dos Direitos oferecendo atendimento jurídico gratuito à comunidade. No mesmo dia, às 8h30, a defensora Lindevania Martins conduz a oficina de escrita “Narrar sem medo: consciência e negritude”.

À tarde, às 14h30, o defensor Fábio Carvalho lidera a roda de conversa “Direitos humanos e combate ao racismo: experiências e desafios na prática”, com participação de Josilene Brandão (Coletivo Dan Eji), da jornalista Lissandra Leite (UNICEF) e de representante da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão.

iMirante

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo