
SÃO LUÍS – Nos áudios gravados do deputado Márcio Jerry (PCdoB) relacionados às eleições municipais de 2024 em Colinas e Barreirinhas, o que mais se pode perceber é a expressão “mas precisa de gestos” falado pelo presidente estadual do PCdoB. E foi essa a sensação dos comunistas no encontro do partido nesta terça-feira, 25: a nota da legenda após encontro é “cheia de gestos” para o Palácio dos Leões.
O Comitê Estadual do PCdoB se reuniu na última segunda-feira, 24, e emitiu nota oficial nesta terça-feira, 25. Da reunião dos comunistas, segundo o que foi dito na nota oficial, o partido fez parte da construção da eleição de Flávio Dino em 2014, fez acordos e que não estão sendo cumpridos.
O restante da nota tem quase o mesmo teor que o partido vem defendendo desde a divulgação dos áudios do “resolve Colinas, que a gente resolve o TCE” que tem relação com o próprio Márcio Jerry assim com o deputado Rubens Júnior (PT) e o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Diego Galdinho.
Mas além do mais do mesmo do que os comunistas vinham afirmando, uma passagem da nota chama atenção porque traz a possibilidade (ou deixa a porta aberta,melhor dizendo) de uma recomposição. “Basta diálogo do governador Carlos Brandão”.
A nota, claro, foi combatida por parte dos membros do PCdoB. No entanto, quem comanda e redigiu a nota alega que a citação de diálogo com o Palácio dos Leões é uma forma de reforçar que a “traição” veio do governo e não dos chamados dinistas (ou governistas de oposição).
Mas o argumento não convenceu a maioria dos membros do PCdoB do Maranhão.
Algo é fato e deve ocorrer nos próximos dias: uma reunião do deputado Márcio Jerry com membros do Palácio dos Leões como um úlitma tentativa de encontrar alternativas para 2026. Visão dos comunistas sobre essa agenda? Para uma parte, Jerry sabe que sem o governo, sua reeleição é difícil e, por isso, nunca descartou uma recomposição do o Palácio dos Leões.
Resta saber o que ele tem a oferecer para conseguir a reaproximação. Vai só? Levará consigo Galdino ? Ou mesmo op vice-gvernador Felipe Camarão (PT)?
iMirante



