EUA cancelam vistos do Advogado Geral e cinco do Judiciário

O governo dos Estados Unidos vai cancelar o visto de entrada no país do Advogado Geral da União, Jorge “Bessias” Messias, além de outros cinco membros do Poder Judiciário brasileiro. A informação é da agência de notícias Reuters, que atribui a informação a um “membro sênior” do governo Donald Trump.
Na semana passada, autoridades do governo americano, como o Secretário de Estado, Marco Rubio, prometeram anunciar punições diversas a integrantes do governo e do Judiciário brasileiro, após a condenação por tentativa de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro, assessores e apoiadores.
Os alvos dos cancelamentos de vistos não foram revelados, podem ser membros atuais do Judiciário, mas também aposentados ou ex-integrantes de cargos, segundo informações da Reuters.
Em nota, Jorge Messias afirma que as sanções agrava um desarrazoado conjunto de ações unilaterais. Veja abaixo a nota completa:
“NOVAS SANÇÕES CONTRA AUTORIDADES BRASILEIRAS
As mais recentes medidas aplicadas pelo governo dos EUA contra autoridades brasileiras e familiares, agrava um desarrazoado conjunto de ações unilaterais, totalmente incompatíveis com a pacífica e harmoniosa condução de relações diplomáticas e econômicas edificadas ao longo de 200 anos entre os dois países.
Diante desta agressão injusta, reafirmo meu integral compromisso com a independência constitucional do nosso Sistema de Justiça e recebo sem receios a medida especificamente contra mim dirigida. Continuarei a desempenhar com vigor e consciência as minhas funções em nome e em favor do povo brasileiro.”
Diário do Poder