Mundo
EUA enviam maior porta-aviões do mundo à Venezuela e Maduro mobiliza as forças armadas do país
Com 4 mil homens a bordo, o porta-aviões vai reforçar a presença militar dos Estados Unidos na região

O maior porta-aviões do mundo se aproxima da Venezuela como parte da operação dos Estados Unidos contra o tráfico de drogas. O USS Gerald Ford entrou para o comando sul das forças armadas americanas, que atua no Caribe. Com 4 mil homens a bordo, o porta-aviões vai reforçar a presença militar dos Estados Unidos na região.
Em resposta, as forças armadas da Venezuela ativaram uma mobilização em todos os estados do país e a TV estatal transmitiu as operações militares. Desde setembro, ao menos 75 pessoas morreram em 19 bombardeios americanos contra barcos suspeitos de carregar drogas. O Reino Unido decidiu parar de compartilhar informações de inteligência sobre essas embarcações com os Estados Unidos. O governo americano não comentou a decisão.
Em Washington, Donald Trump participou de uma cerimônia em homenagem ao dia dos veteranos de guerra. O presidente americano comemorou a aprovação no Senado do pacote de medidas fiscais, que garante dinheiro ao governo até 30 de janeiro de 2026.
A proposta deve ser votada nesta quarta-feira (12) na Câmara dos Deputados. Se passar, vai à sanção presidencial. Mesmo com a aprovação do orçamento, a população americana ainda sente os efeitos do shutdown, como é chamada a paralisação do governo.
Só nesta terça-feira (11), mais de mil voos foram cancelados em 40 aeroportos do país. O presidente Trump determinou que os controladores voltassem ao trabalho.



