Ex-ministro Sarney Filho pode ser convocado pela CPMI

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolou no meio desta semana um requerimento para convocar o ex-ministro do Meio Ambiente e ex-deputado federal José Sarney Filho, conhecido como Zequinha Sarney, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. O pedido se baseia em pagamentos milionários recebidos pelo ex-ministro de empresas ligadas ao empresário Maurício Camisotti, um dos principais investigados na chamada “Farra do INSS”.
Segundo o requerimento, Sarney Filho teria recebido R$ 7,566 milhões da SF Consulting Serviços Ltda., empresa da qual é sócio, em pagamento feito pela Rede Mais Saúde Intermediação de Negócios Ltda., administrada pelo filho de Camisotti. O depósito ocorreu em 17 de março e motivou questionamentos sobre a origem e destinação dos recursos, que teriam relação com operações financeiras atípicas ligadas ao esquema investigado.
Kataguiri argumenta que a convocação é necessária para esclarecer a natureza da transação, a existência de contratos que a justifiquem e a relação pessoal e empresarial entre Sarney Filho e os Camisotti.
Para que José Sarney Filho seja efetivamente convocado, o requerimento precisa ser aprovado pelo plenário da CPMI, da qual Kataguiri é integrante. Em nota, o ex-ministro afirmou que sua empresa foi contratada por uma firma do filho de Maurício Camisotti e que a operação não tem relação com o INSS.
Central Brasil