BrasilTecnologia

Jato brasileiro se mantém como o mais vendido no mundo há 14 anos

Pelo 14º ano consecutivo, o jato bimotor leve Phenom 300 é o mais vendido do mundo em sua categoria. O avião executivo da brasileira Embraer também é o mais voado no segmento nos EUA, com 470 mil pousos e decolagens em 2025 no país norte-americano.

tectForam 72 exemplares do modelo entregues durante o ano de 2025, o maior volume em um ano para a década atual e bem à frente de seus principais concorrentes, o Pilatus PC-24 (50 unidades entregues) e o Cessna Citation CJ4 (30 unidades entregues). Já são mais de 900 Phenom 300 em operação em 70 países, equipados com tecnologias que, em muitos casos, não estão disponíveis em outros aviões da categoria.

Conheça o modelo

Cabine de comando do jato executivo Embraer Phenom 300
Cabine de comando do jato executivo Embraer Phenom 300

O Phenom 300 é um jato executivo bimotor leve, que começou a operar em 2009. Sua capacidade de transporte é de até 10 passageiros mais o piloto.

Existem duas versões do jato, o Phenom 300 e o Phenom 300E, versão modernizada, com novos motores, equipamentos de voo e outro tipo de interior. Ambos são o maior modelo da família Phenom, que também é composta pelo Phenom 100, que leva até oito pessoas a bordo.

Enquanto aviões comerciais de passageiros voam, em grande parte, até 12,5 km de altitude, os Phenom 300 chegam a até 13,7 km acima do nível do mar. Isso garante uma maior economia de combustível e permite uma viagem mais rápida na maioria das vezes.

 

Luxo a bordo

Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer
Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É possível escolher os detalhes do interior do avião conforme o gosto do cliente. A fabricante disponibiliza diversas versões de tecidos e costuras, além de estilos diferentes de cores.

Essa escolha pode ser feita em um dos centros de personalização da Embraer, onde estão à mostra opções de acabamentos, tecidos, partes metálicas, entre outros.

O avião tem um sistema de controle de iluminação a bordo, além de monitor que fica acoplado ao teto e é embutido quando não está em uso. As poltronas têm braços retráteis e apoios, como o de cabeça, são ajustáveis, permitindo uma melhor circulação a bordo.

No avião há uma estação onde podem ser colocadas bebidas e alimentos para serem consumidos durante o voo. É como se fosse uma minicozinha, mas sem o fogão.

 

Segurança

Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Phenom 300E conta com diversos sistemas de segurança, sendo que alguns são inéditos para a categoria. Um dos principais é o chamado Roaas, sistema que avisa aos pilotos se a pista à frente será suficiente para o pouso.

Dependendo de configurações do avião, peso, vento, entre outras, o computador do avião calcula cinco vezes por segundo se o trecho que ainda falta para o fim da pista permitirá um pouso seguro. Caso não, o piloto é instruído a arremeter.

Outro é o alerta de tesoura de vento, um tipo de movimentação do ar que faz o avião se mover na vertical de maneira indevida. Esse fenômeno pode causar acidentes caso os pilotos não consigam evitá-lo ou saibam gerenciar a situação a bordo.

O jato ainda conta com descida automática de emergência. Caso o avião despressurize e os ocupantes desmaiem, o Phenom 300E desce sozinho até uma altitude onde o ar é respirável, desvia da rota e muda o sistema de comunicação da aeronave para um código de emergência para avisar o controle de tráfego aéreo que há uma emergência a bordo.

UOL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo