Mundo
Trump aos republicanos da Câmara: Se não vencermos as eleições de meio de mandato, serei alvo de impeachment.

WASHINGTON, 6 de janeiro (Reuters) – O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira que os republicanos precisam vencer as eleições legislativas de meio de mandato de 2026, caso contrário, ele sofrerá um processo de impeachment pelos democratas.
“Vocês precisam ganhar as eleições de meio de mandato porque, se não ganharmos, vai ser… quer dizer, eles vão encontrar um motivo para me destituir”, disse Trump a parlamentares republicanos em um retiro em Washington. “Eu vou sofrer um processo de impeachment.”
Antes das eleições de novembro, que poderiam paralisar sua agenda e expô-lo a investigações do Congresso, Trump provocou e pressionou aliados que controlam por uma pequena margem a Câmara dos Representantes dos EUA. Ele os incentivou a deixar de lado suas diferenças e a apresentar suas propostas sobre gênero, saúde e integridade eleitoral a um eleitorado americano irritado com o custo de vida.
“Dizem que quando você ganha a presidência, você perde as eleições de meio de mandato”, disse Trump. “Eu gostaria que vocês pudessem me explicar o que diabos está acontecendo com a cabeça do público.”
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CUSTO DE VIDA
Logo após uma audaciosa operação militar contra o líder venezuelano Nicolás Maduro, Trump tem sofrido pressão para se concentrar em questões internas, especialmente as preocupações com a inflação e os preços. Na terça-feira, Trump pouco falou sobre este último assunto, exceto que herdou o problema dos democratas e que os republicanos deveriam se basear nos fortes ganhos do mercado de ações americano .
Ele fez apenas uma breve menção ao ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA por seus apoiadores, enquanto os democratas no Congresso marcaram o quinto aniversário do tumulto acusando os republicanos de “encobrir” a história.
Os legisladores se reuniram no Centro John F. Kennedy para as Artes Cênicas, uma instituição criada e nomeada pelo Congresso. Trump expurgou seu conselho de administração de membros indicados por democratas no ano passado, e os membros restantes votaram em dezembro para renomear o centro, incluindo o nome de Trump ao lado do do ex-presidente Kennedy.
Ali, num discurso não estruturado que durou 84 minutos, Trump refletiu sobre o conselho de sua esposa para que parasse de dançar em público.
Ele repetiu diversas inverdades, incluindo a de que Washington não havia registrado homicídios em sete meses. A polícia de Washington relatou um assassinato na véspera de Ano Novo e afirmou que ocorreram 127 homicídios em 2025. Ele disse “Não tenho muito tempo para jogar” golfe, apesar de ter jogado recentemente no domingo e regularmente durante todo o seu mandato.
Reuters



