Justiça

Ligação de igrejas evangélicas com caso Master será teste para André Mendonça

Investigações de escândalo financeiro já esbarraram em pastores influentes

A relatoria do caso Master será um teste para André Mendonça. O ministro e pastor chegou ao Supremo Tribunal Federal por ser “terrivelmente evangélico”, nas palavras do ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora terá que mostrar autonomia em relação ao segmento que apadrinhou sua nomeação.

As investigações da Polícia Federal já esbarraram em figuras influentes do meio evangélico. A mais famosa é o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha.

Valadão é amigo do banqueiro Daniel Vorcaro, que chegou a frequentar a denominação. A Lagoinha controlava uma fintech, a Clava Forte Bank, que foi tirada do ar em meio ao escândalo do Master.

Citado na CPI do INSS, Valadão já foi alvo de pedido de quebra de sigilo, além de convidado a prestar depoimento. No fim de janeiro, negou ter negócios com Vorcaro, a quem chama pelo primeiro nome.

— Conheço Daniel há anos, dentro da vida e do contexto da igreja. Mas não no campo de negócios — disse.

Dias antes da fala de Valadão, a Polícia Federal prendeu o pastor e empresário Fabiano Zettel, ligado à Lagoinha e cunhado de Vorcaro.

Ele é suspeito de operar o esquema de fraude bancária e foi capturado quando tentava embarcar de jatinho para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

André Valadão - Pastor
André Valadão – Pastor

 

Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nas eleições de 2022.

Os escândalos em investigação já provocaram bate-boca entre figuras notórias do meio evangélico, como a senadora e pastora Damares Alves e o pastor bolsonarista Silas Malafaia.

Irritado com declarações de Damares, Malafaia a desafiou a listar igrejas e pastores que estariam ligados ao esquema de fraudes nas aposentadorias.

Pastor, apoiador de Bolsonaro e empresário: Quem é Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro alvo da PF | Finanças | Valor Econômico
Pastor, apoiador de Bolsonaro e empresário: Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro alvo da PF

A senadora respondeu citando cinco pastores. Entre eles, Zettel e Valadão.

O Globo/Redes Sociais

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo