
A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (17) a urgência do projeto que propõe anistia a pessoas condenadas por participação em atos golpistas desde 2022. No Maranhão, a votação mostrou divisão entre os parlamentares: metade dos deputados federais votou a favor e metade contra, refletindo divergências sobre o tema.
No total, nove dos 18 deputados do estado votaram a favor da urgência, sete foram contrários, um se absteve e um não compareceu à sessão. No plenário, a urgência foi aprovada com 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.
Como votaram os deputados do Maranhão:
- A favor: Allan Garces (PP), Aluisio Mendes (Republicanos), Detinha (PL), Josimar Maranhãozinho (PL), Josivaldo JP (PSD), Junior Lourenço (PL), Pastor Gil (PL), Pedro Lucas Fernandes (União Brasil)
- Contra: Amanda Gentil (PP), Duarte Jr. (PSB), Fabio Macedo (Podemos), Hildo Rocha (MDB), Juscelino Filho (União Brasil), Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Pereira Junior (PT)
- Abstenção: Cleber Verde (MDB)
- Ausente: Márcio Honaiser (PDT)
O texto definitivo ainda não foi definido. Para aprovar a urgência, a Câmara utilizou um projeto pronto do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Isso significa que o conteúdo final da proposta poderá passar por alterações antes de ser votado definitivamente.
A votação sobre a urgência abre caminho para que o projeto seja analisado mais rapidamente, mas o conteúdo final ainda precisa passar por apreciação do plenário antes de se tornar lei.
Central Brasil