Música

Morre Angela Ro Ro, voz singular da MPB e dona de hits da década de 1980

  • Cantora tinha 75 anos e estava internada no Rio de Janeiro
  • Seu maior sucesso foi ‘Amor, Meu Grande Amor’

SÃO PAULO Morreu na manhã desta segunda-feira (8), aos 75 anos, a cantora Angela Ro Ro, uma das principais estrelas da MPB nos anos 1970 e 1980, dona de sucessos que dominaram o repertório popular, como “Amor, Meu Grande Amor”. A informação foi confirmada pelo advogado da artista, Carlos Eduardo Lyrio.
“Angela faleceu hoje pela manhã no Hospital Silvestre, onde estava internada por uma infecção contraída no próprio hospital. Sua única companheira, [com quem estava] há quatro anos, está absolutamente consternada com o falecimento. Sua companheira não quer se identificar no momento”, escreveu o advogado.

Falar de Angela Ro Ro quase sempre é falar de seu disco de estreia, que traz seu nome no título e foi lançado em 1979. Um álbum autoral, apresentando canções brasileiras de rock e blues com letras confessionais que, de certa forma, anteciparam a onda nacional roqueira que viria nos anos seguintes. “Angela Ro Ro” é um lançamento para as antologias.
Curiosamente, a cantora nunca repetiu junto ao público e à crítica o sucesso deste álbum que gravou aos 29 anos. Tanto num período inicial da carreira muito fértil, com seis discos até 1985, quanto nos 40 anos seguintes, período no qual produziu apenas quatro trabalhos. Uma longa fase de afastamento do grande público, e as pessoas que se lembravam dela comentavam mais sua vida pessoal de pequenos escândalos do que a música que ela criava.

A falta do sucesso popular se refletiu nos últimos meses de vida da cantora, nos quais ela repetidamente pediu dinheiro a fãs e amigos pela internet. Ela não tinha recursos para sustentar as várias tentativas de tratamento para um quadro físico um tanto nebuloso, sobre o qual eram discutidos problemas pulmonares e renais e até rumores de possibilidade de um câncer. Foram vazadas notícias de procedimentos de hemodiálise e traqueostomia.

A carioca Angela Maria Diniz Gonsalves nasceu em 5 de dezembro de 1949. Dificilmente alguém tomou conhecimento da notícia de sua morte sem lembrar imediatamente dos versos “que tudo o que ofereço/ é meu calor, meu endereço/ a vida do teu filho/ desde o fim até o começo”. É quase impossível ficar indiferente à letra de “Amor, Meu Grande Amor”, o maior hit de sua carreira.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo