
Faleceu nesta terça-feira (22), aos 74 anos, o cantor, produtor e compositor maranhense Wellington Reis, conhecido por suas contribuições à cultura popular do estado. Ele é autor da marchinha “Gaguinho”, um dos clássicos do Carnaval do Maranhão, e de diversas obras que celebram tradições locais como o Bumba Meu Boi e a cultura de São Luís. A causa da morte não foi divulgada.
A marchinha “Gaguinho” ganhou fama na voz do bloco “Vagabundos do Jegue” e surgiu de uma situação curiosa vivida por Wellington em um bar na Litorânea, no início dos anos 2000. A frase que inspirou a letra foi anotada num guardanapo e, posteriormente, transformada em canção carnavalesca.
Além de compositor, Wellington Reis era produtor cultural e cantor, dedicado ao resgate e valorização da cultura maranhense. Entre suas obras destacam-se canções para o Boi Barrica, como “Boi de Lágrimas”, que ganhou destaque nacional na voz da Cia. Barrica e é considerada uma obra profética, ao prever a criação do boi.
Wellington também lançou um CD em homenagem a São Pedro, com participação de compositores renomados como Cesar Teixeira, Luís Bulcão e Zé Pereira Godão, além da Cia. Barrica. Ele trabalhou para preservar manifestações culturais locais como a escola de samba, o bloco de sujo, o Boi tradicional e o Boizinho Barrica, destacando figuras importantes da cultura maranhense, como Cristóvão Alô Brasil e Godão.
Demonstrando seu interesse pela diversidade cultural do Maranhão, também é autor do álbum “Sotaque Maranhense na Arte de Cozinhar”, que explora outras expressões culturais do estado.
O velório de Wellington Reis acontece até as 16h, na Central de Velórios Pax União, no Centro de São Luís.
Central de Notícias Brasil