CinemaMundoSaúde

VÍDEO-Morte de Val Kilmer: como cirurgia na garganta para curar câncer fez ator perder a voz

Causa do óbito do artista, que chegou a usar tubo para respirar e comer, foi uma pneumonia

Val Kilmer, ator de Batman Eternamente e Top Gun, morreu nesta terça-feira, 1º, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de uma pneumonia. Este, no entanto, não foi o primeiro problema de saúde do artista, que, em 2014, foi diagnosticado com um câncer de garganta e precisou passar por um intenso tratamento, incluindo um procedimento chamado traqueostomia.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que, a cada ano, há cerca de 40.000 novos registros de casos de câncer de cabeça e pescoço. Nestes, estão incluídos os cânceres de garganta e outros tipos, como de laringe, língua e lábios. A incidência destes tipos costuma ser maior nos homens.

Principais sintomas do câncer de garganta

O blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein, aponta estes sintomas em pessoas com câncer de garganta como os mais frequentes:

Dificuldade para engolir;
Sensação de que há algo na garganta;
Irritação constante na garganta;
Caroço no pescoço;
Alteração na voz ou rouquidão;
Perda de peso sem razão nem dieta;
Tosse;
Dificuldade para respirar.

Após saber da doença em 2014, o ator tornou público seu diagnóstico apenas em 2017, depois de chegar a negar o câncer. 

O que é a traqueostomia?
Para se recuperar da doença, Kilmer passou pela traqueostomia, um procedimento cirúrgico que permite a passagem de ar diretamente dos pulmões sem atravessar as vias aéreas superiores, explica o Hospital AC Camargo em seu manual Orientações para Pacientes – Traqueostomia. Recentemente, o jogador Pedro Severino passou pelo mesmo procedimento. Na pandemia de COVID-19, o processo de “respiração mecânica” era frequente em pacientes mais graves.

Livre do câncer já em 2016, a cirurgia de traqueostomia provocou danos permanentes às cordas vocais de Kilmer. No documentário Val (2021), o ator revelou que usava uma sonda de alimentação e afirmou que precisava “fazer a escolha entre respirar ou comer”. Como o artista estava com a voz debilitada, o filme é narrado pelo filho de Kilmer, Jack, também ator.

Apesar do câncer que teve na época, a morte do ator nesta terça não foi causada pela doença. Conforme confirmado pela filha de Kilmer, Mercedes, ao jornal The New York Times, a causa do óbito foi uma pneumonia.

Fonte: Portal Terra e YouTube

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo