Maranhão

Novo Socorrão de Imperatriz segue como um “elefante branco” sem data para funcionar

A tão desejada unidade hospitalar transformou-se numa terrível dor de cabeça da gestão Brandão, o que piora ainda mais a imagem de seu grupo político perante a população da região tocantina.

Estamos às vésperas do pleito eleitoral de 2026 e as movimentações políticas nos bastidores já apontam que o clima é de tensão entre quadros que até recentemente estavam unidos como grupo. A atual gestão do governador Carlos Brandão encontra-se no meio de uma briga interna contra os dinistas remanescentes, que continuam apostando no desgaste da imagem do governador e de seu sucessor Orleans, o que parece não ser difícil já que o Brandão tem, digamos, fornecido munição para isso.

Anunciado em 2018 ainda sob a gestão do governo Flávio Dino, o Novo Socorrão de Imperatriz foi celebrado como promessa de ser a maior unidade hospitalar do Maranhão e de transformar a saúde pública na região tocantina. Após a apoteose do anúncio, sua construção começou em 2020 e tinha prazo inicial de 24 meses para conclusão. A aposta era grandiosa: 17 mil metros quadrados de área construída num terreno de 62 mil metros quadrados (visando uma futura expansão), estrutura moderna com 131 leitos sendo 120 de enfermaria e 11 de UTI, 24 salas de observação (2 de medicação e de coletas para atendimento de crianças e adultos), sala de sutura, sala de imobilização, 7 salas de cirurgia, 2 salas de raio x e 1 de tomografia. Tudo isso com o objetivo de desafogar o atendimento do Hospital Municipal da cidade de Imperatriz (que atende todos os municípios adjacentes) e fornecer atendimento de melhor qualidade.

No entanto, a realidade é que o sonho do Novo Socorrão está virando pesadelo tanto para o governo do estado quanto, e sobretudo, para a população – principal beneficiária do empreendimento. O terror começa pela incerteza da sua inauguração que já mudou de data várias vezes, inclusive já foi prometida para abril de 2025, depois para maio e por último para junho deste ano. Até agora…nada!

Atualmente, serviços de estrutura e alvenaria parecem ainda sem conclusão e ainda faltam muitos outros itens para sua finalização. A placa que identificava a obra não está mais lá. Fala-se que o Novo Socorrão será agora um hospital metropolitano, tipo um macrorregional, mas não há qualquer confirmação do governo do estado sobre isso. A obra não tem data para sua inauguração, e pelo que consta continuará sem ter. Alguns analistas políticos especulam que essa tão aguardada inauguração aconteça estrategicamente em 2026, ano eleitoral.

Enquanto isso cresce a especulação em torno de Eduardo Braide, atual prefeito de São Luís, candidato ao Palácio dos Leões, fortalecendo a promessa de que será umas das eleições mais disputadas do Maranhão. É melhor o governador Brandão e seus aliados planejarem com mais inteligência seu plano de ação eleitoral, pois do contrário continuarão fornecendo munição para os adversários e desgastando ainda mais sua base eleitoral.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo