Sóstenes se encontra com Eduardo nos EUA e firma união por anistia
O parlamentar também esteve presente com o jornalista Paulo Figueiredo

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), divulgou nesta quinta-feira (25) um registro do encontro com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo, que estão nos Estados Unidos, firmando o compromisso de “Todos unidos pela anistia”.
O momento foi divulgado pelo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dias após a repercussão sobre o veto de seu nome à liderança da minoria no Congresso, decisão que foi tomada pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
A articulação da oposição era uma tentativa de proteger o mandato do parlamentar, que está em asilo político nos EUA desde o começo do ano. O líder não divulgou sua agenda completa, apenas o registro em apoio aos condenados nos atos de 8 de janeiro.
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) já acumulou 23 faltas não justificadas em sessões da Câmara (62,16%) em 2025. Ele corre o risco de perder o mandato por ultrapassar o limite permitido de ausências sem justificativa.
A indicação para liderança da minoria, cargo ocupado por Carol de Toni (PL-SC), seria uma tentativa de evitar essa perda, já que, por meio de uma medida de 2015, líderes partidários ficam isentos de justificar suas ausências.
Na terça-feira (23), Sóstense questionou a decisão de Motta (Republicanos-PB), classificando-a como “unilateral”, entrando com recurso na Mesa Diretora da Câmara. Segundo Sóstenes, o veto de Eduardo para liderança escancara a perseguição contra o deputado.
Central do Poder