STF criou teatro, afirma Zucco sobre julgamento

Deputado questiona imparcialidade da 1ª Turma do STF e antecipa recursos da defesa
O deputado Coronel Zucco (PL-RS) afirmou, nesta sexta-feira (12), que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) criou um ambiente de “insegurança jurídica” que deve gerar recursos por parte da defesa.
Zucco disse que a 1ª Turma está “contaminada” e tomou “posicionamentos políticos” durante o julgamento, que resultou na condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
“Ali era uma cena, era um teatro. Eu estava a cinco metros dos ministros. Eles faziam uma construção, uma análise […] uma política-jurídica”, afirmou o deputado em entrevista ao portal Poder360.
Zucco contestou ainda a escolha da 1ª Turma como instância responsável pelo julgamento, comparando com o processo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2018, que tramitou da 1ª instância até a 3ª. Ele afirmou que Bolsonaro deveria ter sido julgado como um cidadão comum.
A defesa poderá solicitar que o caso seja encaminhado ao plenário do STF, como já havia sido proposto anteriormente. Zucco afirmou que mecanismos internos direcionaram o processo a um colegiado que considera “contaminado”.
O deputado questionou qual seria a reação da esquerda em um cenário inverso.
“E se fosse o contrário? E se Lula fosse condenado por uma turma com três ministros indicados por Bolsonaro, inclusive um que tivesse sido advogado do próprio Bolsonaro?”, indagou Zucco.
Di[ario do Poder



