Economia

Trump cita Lula e tira tarifa de 40% sobre café, carne e outros alimentos

O presidente Donald Trump emitiu ordem executiva hoje removendo tarifas de 40% impostas a alguns produtos brasileiros. O documento cita itens agrícolas e inclui carne e café

O que aconteceu
Ordem remove tarifas impostas em julho ao Brasil. Anteriormente, o governo dos EUA havia removido tarifa de 10%, que diversos países.

Documento é retroativo a 13 de novembro e cita redução de tarifa a produtos agrícolas. Estão listados carne, frutas e nozes, produtos de cacau, café, chá, especiarias, vegetais, raízes e tubérculos. A relação inclui ainda alimentos processados e bebidas, fertilizantes, além de minérios e minerais, combustíveis fósseis, petróleo e derivados.

Conversas com presidente Lula foram importantes para remoção das tarifas. Segundo o comunicado da Casa Branca, houve revisão de tarifas após contato direto com autoridades do país.

Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa com o presidente brasileiro Lula, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323 [que impunha tarifas de 40%]. Essas negociações estão em andamento
– Ordem executiva assinada por Donald Trump hoje sobre redução de tarifas ao Brasil

O tarifaço

Sacas de café para exportação no porto de Santos (SP)
Sacas de café para exportação no porto de Santos (SP)

Algumas mercadorias sobretaxadas registraram forte aumento de preços nos EUA. Principal fornecedor de café para o mercado americano, o Brasil enfrentava tarifas totais de 50%, o que elevou em quase 20% o preço do café no mercado americano em setembro na comparação com mesmo mês do ano passado.

Em razão disso, muitos eleitores passaram a rejeitar a medida. Segundo especialistas, um dos sinais da reprovação dos cidadãos americanos à gestão Trump foi a vitória de candidatos democratas nas eleições municipais em diversos estados.

A queda das tarifas comerciais já era esperada desde o início da semana. O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, tinha dito que o fim próximo do tarifaço visaria a produtos “que não cultivamos aqui nos Estados Unidos”, referindo-se a café e banana, embora haja plantações de café em algumas partes do país.donald

No Brasil, as exportações de café despencaram após o tarifaço. O país exportou US$ 1,9 bilhão em café para os Estados Unidos no ano passado. Em outubro, as exportações recuaram 54% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo