Trump usa dados errados para tachar Brasília como capital violenta

Presidente afirmou que Brasília registra 13 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas, na realidade, o índice é quase a metade disso.
Os dados apresentados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (11/8), sobre a taxa de criminalidade da capital do Brasil não condizem com os números oficiais da Segurança Pública do DF. Trump afirmou que Brasília contabiliza 13 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas a informação não procede – o índice real está bem abaixo do citado pelo líder norte-americano. De acordo com levantamentos da SSP, a média do crime na cidade é de 6,9 a cada 100 mil pessoas.
A pasta registrou 207 homicídios em 2024 na capital federal. É o menor número desde 1977, data em que se iniciou a contagem anual.
Já o Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta 11 casos por 100 mil habitantes em Brasília. O número é maior que o registrado pela SSP-DF, mas ainda inferior ao citado por Trump.
Estado de emergência na capital dos EUA
Os dados incoerentes foram divulgados por Trump durante anúncio de estado de emergência de segurança pública em Washington D.C. O presidente comparou a taxa de criminalidade da capital dos EUA com a de outras capitais do mundo, incluindo Brasília.
Metrópoles