TSE marca julgamento de processo sobre cassação do governador de Roraima após um ano parado

Ministros devem julgar a ação em que Antonio Denarium responde por abuso de poder econômico nas eleições 2022. Ele e o vice tiveram os mandatos cassados no TRE, mas recorreram à Corte superior.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 26 de agosto o julgamento sobre o processo que pede a cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do vice Edilson Damião (Republicanos). A ação está parada há mais de um ano na Corte.
A informação de que o processo vai voltar a ser julgado foi publicada inicialmente pela “Folha de São Paulo” e confirmada pela Rede Amazônica.
O processo pautado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, trata da ação em que Denarium responde por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Ele é acusado de utilizar a máquina pública para realizar ações proibidas a agentes públicos durante o período eleitoral, com o objetivo de obter vantagem na disputa.
Denarium foi cassado no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) em janeiro de 2024, mas a defesa recorreu ao TSE. A ação começou a ser analisada no dia 13 de agosto de 2024, mas foi suspensa e está há mais de um ano parada. Além deste, ele também foi cassado em outros três processos.
Com o agendamento, a ação deve ser analisada a partir das 19h, no plenário do TSE em Brasília (DF), como ocorreu da outra vez.
Por meio de nota, o governador afirmou que “continua sua agenda de trabalho normal, já que seu governo tem como marca o trabalho e o resultado o desenvolvimento no estado nunca visto em sua história”. Finalizou afirmando que nada muda na gestão com o julgamento.
G1 Amazônia