
O novo episódio da série DOC.SGB, produzida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), apresenta curiosidades sobre a formação geológica da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão. No documentário, são apresentadas imagens das paisagens e informações científicas de forma acessível, revelando como a geologia ajudou a moldar o cenário na região, marcada por cânions, cachoeiras e paredões rochosos, formados há mais de 200 milhões de anos. O episódio está disponível no canal TV SGB, no YouTube.
Cada paisagem conta a história da evolução do planeta Terra e revela marcas deixadas por milhões de anos de transformações geológicas. Os pesquisadores, entrevistados no documentário, explicam como esses processos formaram os cartões-postais encantadores da Chapada das Mesas, cujo parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ao longo do episódio, é também abordado o trabalho realizado pelo SGB para monitorar riscos, prevenir acidentes e garantir a segurança dos visitantes e das comunidades locais.
Episódios da série DOC.SGB
A série de documentários DOC.SGB, lançada em comemoração aos 56 anos do Serviço Geológico do Brasil, revela a origem geológica de três destinos turísticos fascinantes do Brasil: Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e Chapada das Mesas (MA). Cada episódio mostra como esses cenários preservam histórias que ajudam a entender milhões de anos da evolução do planeta.
No episódio de estreia, “A Geologia de Fernando de Noronha”, o público pode conhecer como o movimento das placas tectônicas moldou cartões-postais em Fernando de Noronha, como o Morro do Pico. O programa também mostrou como características do solo e das rochas criaram condições ideais para o surgimento de uma biodiversidade singular, com espécies endêmicas – encontradas apenas ali e em nenhum outro lugar do planeta.
Já no segundo episódio, “A Geologia da Serra da Capivara”, foi possível compreender como as formações geológicas da região tornaram o ambiente propício para a presença dos primeiros habitantes das Américas. O local ainda preserva pinturas rupestres em sítios arqueológicos reconhecidos mundialmente.
Serviço Geológico do Brasil – SGB