Maranhão

VÍDEO-Feminicídio: São Luís tem redução de 42% nos registros desse crime em junho

SÃO LUÍS, MA – Enquanto o Maranhão vê um aumento nos casos de feminicídio em 2025, a Grande Ilha de São Luís apresenta um dado animador: uma redução de 42% nos registros desse crime em junho, comparado ao mesmo período do ano anterior. A informação, divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), acende um alerta sobre a violência de gênero no estado, mas também aponta para o impacto positivo de políticas públicas focadas na proteção das mulheres na capital e região metropolitana.

Para Susan Lucena, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, a queda na Grande Ilha não é coincidência. “Aqui em São Luís, a gente tem muito mais mulheres acessando os serviços, em grande parte pela existência da Casa da Mulher Brasileira e pela atuação integrada dos órgãos”, explica Lucena. Ela destaca que a capital, apesar de ter o maior contingente populacional e, historicamente, maiores índices de periculosidade, conseguiu “oferecer os serviços de forma mais eficaz, mais célere e com um acolhimento”, incluindo alojamento de passagem e casa abrigo.

De janeiro a junho deste ano, a região metropolitana registrou quatro casos de feminicídio, número inferior às sete ocorrências contabilizadas no mesmo período de 2024. Atualmente, quinze mil mulheres na Grande Ilha estão sob medida protetiva, acompanhadas por equipes especializadas, um dado que reforça a abrangência das ações de proteção.

Até julho de 2025, o Maranhão já soma 34 casos de feminicídio, superando os 29 registrados no mesmo período de 2024. Essa diferença ressalta a urgência de uma abordagem mais abrangente para combater a violência de gênero em todo o território maranhense.

Portal Sua Cidade

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo