Mundo

VÍDEO-Influenciador conservador Charlie Kirk é morto a tiros em evento universitário em Utah

WASHINGTON, 10 de setembro (Reuters) – O ativista e comentarista de direita norte-americano Charlie Kirk, um influente aliado do presidente Donald Trump, foi morto a tiros no pescoço na quarta-feira em um evento em uma universidade de Utah.

Momento em que o influenciador é alvejado

“O Grande, e até mesmo Lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o Coração da Juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós”, escreveu Trump nas redes sociais.

Um porta-voz da Universidade Utah Valley disse que a polícia não tinha nenhum suspeito sob custódia. Anteriormente, a universidade havia relatado que alguém havia sido detido.

Clipes de vídeo do incidente, gravados em celulares e circulando nas redes sociais, mostraram Kirk, de 31 anos, discursando para uma grande multidão ao ar livre no campus da escola em Orem, Utah, quando um tiro foi disparado. Kirk levou a mão ao pescoço ao cair da cadeira, fazendo os presentes correrem.

Em outro clipe, é possível ver sangue jorrando do pescoço de Kirk imediatamente após o tiro. A Reuters não confirmou a autenticidade dos vídeos.

O tiroteio foi o mais recente de uma série de ataques a figuras políticas dos EUA, incluindo duas tentativas de assassinato de Trump no ano passado, que ressaltaram um aumento acentuado na violência política.

A aparição de Kirk na quarta-feira foi a primeira de uma “American Comeback Tour” planejada para 15 eventos em universidades de todo o país. Ele costumava usar esses eventos, que normalmente atraíam grandes multidões de estudantes, para convidar os participantes a debater com ele ao vivo.

Segundos antes de ser baleado, Kirk estava sendo questionado por um membro da plateia sobre violência armada, de acordo com vários vídeos do evento postados online.

“Você sabe quantos atiradores em massa ocorreram na América nos últimos 10 anos?”, perguntaram a Kirk.

Ele respondeu: “Contar ou não contar a violência de gangues?” Ele foi baleado momentos depois.

A polícia ainda não divulgou publicamente nenhum detalhe sobre um possível suspeito.

INFLUÊNCIA DE LONGO ALCANCE

Kirk e o grupo que ele cofundou, o Turning Point USA, a maior organização conservadora de jovens do país, desempenharam um papel fundamental na mobilização do apoio dos jovens eleitores a Trump em novembro.

Routers/Milwaukee Jornal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo