Mundo

VÍDEO-Minneapolis, nos EUA, registra nova morte pelo ICE em meio a protestos

Um homem de 37 anos morreu na manhã de hoje após ser atingido por disparos de agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA), na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota. Essa é a terceira morte envolvendo o órgão federal em menos de um mês no município.

O que aconteceu

Morte foi confirmada por autoridades após a Prefeitura de Minneapolis divulgar informações sobre um tiroteio na cidade, palco de protestos contra o ICE há semanas. Segundo informado em coletiva de imprensa pelo chefe da Polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, policiais chegaram à área onde os disparos foram reportados por volta das 9h no horário local (12h em Brasília) e encontraram um homem caído com diversos ferimentos por balas de arma de fogo. Um serviço de resgate foi então acionado e a vítima foi transportada de ambulância a um hospital local, onde foi dada como morta.

Homem tinha 37 anos, era branco e residia em Minneapolis, segundo informações preliminares divulgadas pelo chefe de polícia. “Baseado nas informações limitadas que recebemos até agora”, disse O’Hara, “acreditamos que se tratava de um cidadão norte-americano”.

Polícia local ainda apura circunstâncias da morte. “Ainda não temos nenhum registro oficial sobre o que causou os disparos, mas vimos um vídeo que circula pelas redes sociais”, disse o chefe de polícia. “Nós reconhecemos que há muita raiva e muitas questões acerca do que ocorreu, mas precisamos que as pessoas sigam de forma pacífica”, acrescentou.

Nossa demanda hoje é para que os agentes federais que estão operando na nossa cidade façam isso com a mesma disciplina, humanidade e integridade que a aplicação da lei efetiva neste país exige.
– Chefe da Polícia de Minneapolis, Brian O’Hara

Departamento de Segurança Interna dos EUA justificou a ação. O órgão federal divulgou pelo X que tudo começou com uma operação dos agentes federais à procura de uma pessoa que estava ilegalmente no país. Durante a ação, segundo o departamento, um homem se aproximou de agentes do ICE “com uma pistola semiautomática de 9 mm” e as autoridades tentaram desarmá-lo, mas o confronto levou a uma “luta armada” que resultou em sua morte.

Os agentes tentaram desarmar o suspeito, mas ele resistiu violentamente. (…) Temendo por sua vida e pela segurança de seus colegas, um agente disparou em legítima defesa. Os paramédicos presentes no local prestaram socorro imediato ao indivíduo, mas ele foi declarado morto no local.
– Departamento de Segurança Interna dos EUA, pelo X

Trump divulgou uma imagem da suposta arma portada pelo homem morto. “Esta é a arma do atirador, carregada (com dois carregadores extras cheios!), e pronta para uso”, divulgou o republicano pela Truth Social. “O ICE teve que se proteger — o que não é fácil!”, acrescentou.

Autoridades locais afirmam terem recebido um vídeo em que agentes mascarados disparam contra o homem. Na gravação que circula pelas redes sociais, os agentes federias aparecem atirando nele “até a sua morte”, segundo o o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey.

UOL/G1/REUTERS

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo