VÍDEO-Operação mais letal da história do Rio mata 64 e prende mais de 100

Uma megaoperação envolvendo todas as forças de segurança do Rio de Janeiro hoje prendeu mais de 100 criminosos do CV (Comando Vermelho) e resultou na morte de ao menos 64 pessoas. Com isso, se tornou a ação policial mais letal da história do estado fluminense.
O que aconteceu
Ao menos 64 pessoas foram mortas na ação, sendo quatro policiais, segundo a Polícia Civil. Outras nove pessoas foram baleadas, três moradores e seis agentes, quatro civis e dois militares. Entre os mortos, estão lideranças da facção em outros estados que estavam refugiados na região.
Número de mortos na Operação Contenção superou o da ação policial na favela do Jacarezinho, em 2021. Em 6 de maio daquele ano, a incursão na comunidade da zona norte do Rio terminou com 28 pessoas mortas e se tornou a mais letal do estado até então.
Rio de
Ação mobilizou 2.500 agentes para cumprir mandados de busca e apreensão em localidades da capital fluminense. A ação é resultado de um ano de investigação envolvendo, também, o Ministério Público do Rio de Janeiro e busca desarticular lideranças do CV.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/2/5/RiM8r1Txa3Ftv4SjKo0w/rio1016662.jpg)
Polícia prendeu Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão do Quitungo”, homem de confiança de Doca, um dos líderes do CV nas ruas. Ao todo, mais de 100 pessoas foram presas até o momento — incluindo lideranças da facção de outros estados. Pelo menos 75 fuzis e rádios comunicadores também foram levados pelos agentes. Mais de 200 kg de drogas foram apreendidas, de acordo com a polícia.
Criminosos reagiram à operação com troca de tiros, segundo informações da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ao avistar a polícia, homens armados utilizaram drones para atacar os agentes, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
UOL



