Tecnologia

Redmi 14C chega com design premium e até 8 GB de RAM

A Xiaomi havia confirmado o lançamento do Redmi 14C no Vietnã para este dia 31 de agosto, mas pelo visto resolveu se antecipar e já disponibilizar o aparelho em seu site global nesta sexta-feira (30), confirmando todos os seus detalhes — ou quase todos.

O Redmi 14C chega inicialmente em sua versão 4G, oferecendo um design bastante trabalhado para a faixa de entrada, e construção mais premium do que normalmente temos em modelos básicos, enquanto traz especificações equilibradas para garantir uma boa experiência de uso a quem não é tão exigente.

O grande destaque do Redmi 14C está em seu visual. Renovando completamente o que foi visto no Redmi 13C, a Xiaomi incluiu em seu novo celular baratinho uma nova identidade, com módulo de câmera circular centralizado, laterais retas e quatro opções de cores: Midnight Black (preto), Sage Green (verde), Dreamy Purple (roxo) e Starry Blue (azul).

Com corpo construído em plástico, o Redmi 14C tem traseira coberta por vidro, algo raro de ver nessa faixa de preço. Isso vale para as versões em preto, roxo e azul, onde temos diferentes tipos de acabamento e detalhes visuais para se adequar aos mais variados gostos. O modelo verde tem traseira em Vegan Leather, ou seja, material sintético que imita o couro.

Por ter uma tela bem grande, o Redmi 14C não é exatamente o celular mais compacto do mundo, mas é relativamente fino, com dimensões de 171.88 x 77.8 x 8.22 mm. Seu peso depende da versão escolhida, devido ao acabamento diferente, sendo de 211 gramas nas cores preto e roxo, 204 gramas na cor azul e 207 gramas na cor verde.

Olhando a parte frontal, o Redmi 14C traz bordas relativamente finas nas laterais e topo — onde está o notch em formato de gota para a câmera de selfies —, ficando a borda inferior um pouco maior que as demais. os botões de volume e energia estão na lateral direita, com este último trazendo leitor de impressões digitais integrado. Na parte inferior são vistos a porta USB-C, microfone e saída de som, enquanto na superior está a porta P2 para fones de ouvido.

A tela do Redmi 14C cresceu ainda mais do que tínhamos no Redmi 13C, passando de 6,74 polegadas para 6,88 polegadas. Ainda é um painel IPS LCD com resolução apenas HD+ (1640 x 720 pixels) com brilho máximo de 600 nits, mas agora com taxa de atualização de 120 Hz, contra 90 Hz do antecessor. Não será a melhor tela do mundo em termos de qualidade de cores ou nitidez, mas já será suficiente para uso básico. O sistema de som é mono, mas conta com “modo 150%” de volume.

Para incrementar o display e permitir um uso mais confortável por longos períodos, a Xiaomi incluiu certificações TÜV Rheinland Low Blue Light e TÜV Rheinland Flicker Free, onde a primeira lida com luz azul potencialmente prejudicial e a segunda foca em inibir efeitos de cintilação quando o brilho da tela está baixo.

Passando para as especificações técnicas, o Redmi 14C tem uma mudança curiosa em relação ao modelo de 2023. Sai o Helio G85 e chega o Helio G81-Ultra, que é basicamente a mesma coisa. Ainda temos CPU de oito núcleos com clock máximo de 2 GHz e GPU ARM Mali-G52 MC2, o que entregará uma performance razoável para uso básico, incluindo alguns jogos menos exigentes, mas nada muito além disso.

As opções de memória são um extra interessante, sendo possível encontrar o Redmi 14C em quatro configurações de RAM LPDDR4X e armazenamento eMMC 5.1: 4GB + 128GB, 4GB + 256GB, 6GB + 128GB e 8GB + 256GB. O aparelho suporta expansão do armazenamento por cartão micro SD, e tem função Memory Boost que pode elevar o total de RAM disponível para até 16 GB.

Em relação às câmeras, temos um sensor de 50 MP na parte traseira, com abertura f/1.8, compatibilidade com HDR, modo noturno e modo retrato. Uma lente auxiliar fica responsável pelos dados de profundidade, mas não teve sua resolução especificada. A câmera frontal tem 13 MP e abertura f/2.0, com algumas funções focadas em selfies como o “flash” que simula um ring-light na tela.

Por fim, a bateria do Redmi 14C tem 5.160 mAh, sendo compatível com recarga de até 18 W. O carregador não é incluído na caixa, onde temos apenas o cabo USB-C que será responsável por transferir dados e recarregar o dispositivo.

Seu sistema operacional é o Xiaomi HyperOS, mas a versão do Android em que ele foi baseado não foi revelada. As opções de conectividade incluem 4G, Wi-Fi dual-band, Bluetooth 5.4, NFC, rádio FM, e GPS com Glonass, Galileo e Beidou.

Redmi 14C77
8 x 171.88 x 8.22 mm
6.88 polegadas
1640×720 px
  • Tela IPS LCD de 6,88 polegadas com resolução HD+ (720 x 1640 pixels), taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 600 nits
  • Plataforma MediaTek Helio G81-Ultra
  • 4, 6 ou 8 GB de RAM, compatível com RAM Boost
  • 128 ou 256 GB de armazenamento interno, expansível via micro SD
  • Câmera traseira dupla
    • Câmera principal de 50 MP com abertura f/1.8
    • Câmera auxiliar para dados de profundidade
  • Câmera frontal de 13 MP com abertura f/2.0
  • Leitor de impressões digitais lateral
  • 4G, Bluetooth 5.4, Wi-Fi Dual Band, NFC e rádio FM por porta P2 para fone de ouvido
  • Bateria de 5.160 mAh com recarga de 18 W
  • Sistema operacional Xiaomi HyperOS

O Redmi 14C terá sua venda iniciada em mercados selecionados pelo preço sugerido de US$ 119 para a versão de 4+128GB, cerca de R$ 673 em conversão direta, desconsiderando os impostos nacionais. O aparelho ainda não tem data para estrear no Brasil, mas a Xiaomi já realizou sua homologação na Anatel, indicando que novidades podem ser reveladas nos próximos dias.

Fonte: Tudo Celular

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo